Motivação e estratégias de aprendizagem segundo a teoria das abordagens à aprendizagem: implicações para a prática de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9081Palavras-chave:
Motivação para aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Abordagens à aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar reflexões sobre motivação e estratégias de aprendizagem segundo a teoria das abordagens à aprendizagem de modo a promover melhorias nas práticas de ensino-aprendizagem, uma vez que tanto a motivação como as estratégias utilizadas na aprendizagem possuem relação com o rendimento escolar e qualidade na aprendizagem. Foi possível observar que as motivações e as estratégias de aprendizagem possuem relações entre si dando origem às abordagens à aprendizagem, com o nível de reflexão que o estudante realiza sobre a sua maneira de aprender, podendo ser alteradas de acordo com o nível de conscientização que este estudante possui sobre o tipo de motivação e estratégia de aprendizagem utilizada e/ou por intervenção externa que propicie esta reflexão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.