Marcas sociais de nossos tempos: gênero, sexualidade e educação em âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12607

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação.

Resumo

Este artigo teve como ponto de partida um capítulo da Dissertação de Mestrado intitulada “A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na Educação Infantil” defendida em fevereiro de 2017 sobre a problematização dos papéis sociais atribuídos ao sexo de nascimento dos sujeitos e às diversas construções atribuídas como inerentes fazendo-se presentes em diversos âmbitos dentre eles o escolar. O campo teórico que embasou a pesquisa empreendida no mestrado e que se faz presente neste artigo é a Teoria Crítica, tendo como principal teórico Pierre Bourdieu e suas categorias de análise. Este artigo apresenta-se assim como uma estratégia teórica reflexiva sobre o quanto as desigualdades de gênero ainda se fazem presente e que a ideia de superação muitas vezes reforça a ideia de que as oportunidades são para todos e que muitos não estão presentes porque não querem ou se esforçam suficiente.

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Biografia do Autor

Cristiane de Assis Lucifora, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino em São Carlos/SP. Doutoranda em Educação Escolar.

Fábio Tadeu Reina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor graduado em Educação Física desde o ano de 1986 ; Pedagogo com habilitação profissional em Administração e Supervisão escolar desde o ano de 1989, Mestrado e doutorado concluídos, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP ? Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara SP) no Programa de Educação Escolar

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora assistente-doutora. Professora da Pós-graduação em Educação Escolar e integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX.

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP

Docente Colaborador - PPG em Ciências Sociais. Pós-Doutorando em Ciências Sociais Educação Escolar pela UNESP/Araraquara.

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Publicado

01/06/2019

Como Citar

LUCIFORA, C. de A.; REINA, F. T.; MUZZETI, L. R.; SILVA, R. A. da. Marcas sociais de nossos tempos: gênero, sexualidade e educação em âmbito escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1395–1409, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12607. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12607. Acesso em: 28 mar. 2024.

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