Indústria cultural e formação docente: análise de teses e dissertações presentes na CAPES (2014-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12918

Palavras-chave:

Adorno, Formação docente, Indústria cultural.

Resumo

Esse estudo insere-se na discussão acerca do atual contexto de formação docente influenciado pelos ditames da indústria cultural. O recorte proposto para o trabalho busca problematizar a referida temática apoiada nos referenciais teóricos da Escola de Frankfurt representada por Theodor W. Adorno, dentre outros pensadores. Com isso, objetivamos analisar o uso da Teoria Crítica da Sociedade utilizada na fundamentação de pesquisas stricto sensu sobre formação docente no Brasil, entre os anos de 2014 a 2018. Os resultados apontam para a importância da teoria adorniana na fundamentação crítica de estudos sobre a formação de professores em nosso país, entendida no processo de produção e consumo capitalista que se vale da arte como manobra de alienação e massificação da grande massa.

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Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá - PR

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Apucarana – PR

Doutoranda em Educação

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Apucarana – PR

Doutor em Educação. Docente colaborador na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

YAEGASHI, S. F. R.; OLIVEIRA, L. V. de; OLIVEIRA JÚNIOR, I. B. de. Indústria cultural e formação docente: análise de teses e dissertações presentes na CAPES (2014-2018). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 1913–1928, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12918. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12918. Acesso em: 29 mar. 2024.

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