A formação de professores e a teoria crítica: entre o mercado e a emancipação humana

Autores

  • Andréia da Cunha Maleiros Santana Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR
  • Mariana Civalsci Cardoso Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR
  • Taila Angélica Aparecida da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR https://orcid.org/0000-0001-7780-0848

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12924

Palavras-chave:

Formação de professores, Teoria crítica, Mercado, Ensino superior.

Resumo

A formação de professores sob o viés da perspectiva da teoria crítica constitui o tema deste artigo. Trata-se um artigo de cunho bibliográfico, que tem como objetivo geral promover uma reflexão de duas tendências na área da formação de professores, uma voltada para o mercado de trabalho no contexto da globalização e do neoliberalismo e outra voltada para a emancipação do ser humano.  No contexto atual, constata que se a formação não atender ao mercado de trabalho, terá sido inútil, no entanto, uma formação crítica nos fará questionar que tipo de formação esta sociedade deseja. Conclui que a formação de professores não pode ser aligeirada apenas para atender os interesses de mercado, mas deve contribuir para a formação do profissional, articulando teoria e proporcionando a difusão dos saberes historicamente produzido.

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Biografia do Autor

Andréia da Cunha Maleiros Santana, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional. Doutora em Educação Escolar.

Mariana Civalsci Cardoso, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Taila Angélica Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

SANTANA, A. da C. M.; CARDOSO, M. C.; SILVA, T. A. A. da. A formação de professores e a teoria crítica: entre o mercado e a emancipação humana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 2003–2016, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12924. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12924. Acesso em: 26 dez. 2024.

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