Educação e formação crítica na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12922

Palavras-chave:

Educação, Paulo Freire, Teoria crítica, Formação, Emancipação.

Resumo

Objetiva-se, nesse artigo, discutir a educação e a formação crítica na atualidade, de acordo com a Pedagogia Filosófica de Paulo Freire e dos autores da Teoria Crítica da Sociedade, especialmente, Walter Benjamin e Theodor Adorno. Destacam-se algumas categorias para análise, numa convergência de olhares dos autores, tais como: educação, emancipação, formação, semiformação, oprimidos, opressores, vencidos, vencedores e pensamento crítico. O desafio de educar para a resistência parece justamente o desafio de saber como despertar a massa para o processo de formação enquanto emancipação, conquista de autonomia e adoção de pensamento crítico, dados os desafios cotidianos.

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Biografia do Autor

Nilo Agostini, Universidade São Francisco - (USF), Itatiba – SP

Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Luzia Batista de Oliveira Silva, Universidade São Francisco - (USF), Itatiba – SP

Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

AGOSTINI, N.; SILVA, L. B. de O. Educação e formação crítica na atualidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 1977–1992, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12922. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12922. Acesso em: 10 out. 2024.

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