Educação e formação crítica na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12922

Palavras-chave:

Educação, Paulo Freire, Teoria crítica, Formação, Emancipação.

Resumo

Objetiva-se, nesse artigo, discutir a educação e a formação crítica na atualidade, de acordo com a Pedagogia Filosófica de Paulo Freire e dos autores da Teoria Crítica da Sociedade, especialmente, Walter Benjamin e Theodor Adorno. Destacam-se algumas categorias para análise, numa convergência de olhares dos autores, tais como: educação, emancipação, formação, semiformação, oprimidos, opressores, vencidos, vencedores e pensamento crítico. O desafio de educar para a resistência parece justamente o desafio de saber como despertar a massa para o processo de formação enquanto emancipação, conquista de autonomia e adoção de pensamento crítico, dados os desafios cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilo Agostini, Universidade São Francisco - (USF), Itatiba – SP

Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Luzia Batista de Oliveira Silva, Universidade São Francisco - (USF), Itatiba – SP

Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W. Dialética negativa. Tradução: Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

ADORNO, T. W. Teoria da semiformação. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. (Org.) Teoria crítica e inconformismo: Novas perspectiva de pesquisa. Campinas: Autores Associados, p. 7- 40, 2010.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. 7ª reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre literatura e história da cultura Tradução Sérgio Paulo Rouanet; Prefácio de Jeanne-Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, W. Passagens. Tradução: Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão, Willi Bolle, Olgária Chain Féres Matos. 2. reimpressão. Belo Horizonte, São Paulo: UFMG, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; Prefácio de Jeanne-Marie Gagnebin. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2016.

BUBBO, D. As estruturas da reificação em curso: Walter Benjamin e Guy Debord, leitores de História e Consciência de Classe. Plural, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 9‑34, 2010.

CHAVES, E. Sexo e morte na infância berlinense, de Walter Benjamin. In: SELIGMANN-SILVA, M. Leituras de Walter Benjamin. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007.

COLOM, A. J.; BALLESTER, L. Walter Benjamin: filosofia y pedagogia. São Paulo, Barcelona: Cortez, Octaedro, 2016.

FREIRE, P. Conscientização: Teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2008.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2014a.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b.

JAY, M. A imaginação dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais (1923-1950). Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

KONDER, L. Walter Benjamin: O Marxismo da Melancolia. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

LÖWY, M. A filosofia da história de Walter Benjamin. Estudos Avançados, São Paulo, v. 45, n. 16, p. 199-206, maio/ago. 2002.

LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio: Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução: Wanda Nogueira Caldeira Brant, Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

MATE, R. Meia-Noite na História: Comentários às teses de Walter Benjamin sobre o conceito de história. São Leopoldo: Unisinos, 2011.

RUSH, F. (org.). Teoria Crítica. Tradução Beatriz Katinsky e Regina Andrés Rebollo. Aparecida: Ideias e Letras, 2008.

WIGGERSHAUS, R. A Escola de Frankfurt: História, desenvolvimento teórico, significação política. Tradução do alemão Lilyane Deroche-Gurgeli, tradução do francês Vera de Azambuja Harvey. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.

Publicado

01/09/2019

Como Citar

AGOSTINI, N.; SILVA, L. B. de O. Educação e formação crítica na atualidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 1977–1992, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12922. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12922. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.