Formação docente para o uso dos aplicativos do Google for Education em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12741

Palavras-chave:

Educação, Aplicativos, Formação docente.

Resumo

O trabalho apresentado analisa o processo de formação docente sob a perspectiva do uso dos aplicativos da plataforma Google for Education nas práticas de ensino de uma Instituição de Ensino Superior, do município de Aracaju, SE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória e com trabalho de campo. Para produção de dados foi empregado instrumentos de coleta de dados como questionário semiestruturado, e os docentes como público-alvo. A metodologia adotada foi na perspectiva de análise de conteúdo e como resultado constatou-se que apesar dos docentes participantes da pesquisa, dois fatores se mostram essenciais para o uso eficaz das TDIC no processo de aprendizagem: interesse e investimento em formação continuada.

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Biografia do Autor

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Adjunta nos Cursos de Graduação (FSLF). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFS).

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora Associada do Departamento de Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação (UFRN).

Ivonaldo Pereira de Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professor da Rede Pública de Ensino do Estado de Alagoas. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFS).

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Publicado

17/03/2020

Como Citar

VASCONCELOS, A. D.; FERRETE, A. A. S. S.; LIMA, I. P. de. Formação docente para o uso dos aplicativos do Google for Education em sala de aula. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1877–1887, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.12741. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12741. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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