Inclusão de acadêmicos com deficiência na educação superior

Uma revisão bibliográfica na perspectiva da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16053

Palavras-chave:

Inclusão, Educação superior, Revisão bibliográfica, Deficiência

Resumo

Este escrito se refere a um recorte referente ao Estado da Questão desenvolvido entre setembro de 2020 a março de 2021, que compõe a pesquisa de doutoramento em educação, ainda em andamento, a qual investiga sobre os sentidos de inclusão produzidos por acadêmicos com autismo na educação superior. O objetivo deste artigo é mapear as pesquisas sobre inclusão de acadêmicos com deficiência na educação superior desenvolvidas no Brasil entre 2012 e 2020, à luz da teoria histórico-cultural. Por darmos ênfase às pesquisas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), a principal base de dados consultada foi a Biblioteca de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado do levantamento identificou um número reduzido de pesquisas que tiveram como base epistemológica a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, o que reverbera na compreensão da inclusão enquanto fenômeno dialético histórico, social e culturalmente construído e, portanto, nos modos de pensar e fazer inclusivos.

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Biografia do Autor

Kátia Maria de Moura Evêncio, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Doutoranda em Educação.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil

Professora Adjunta e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UECE).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

EVÊNCIO, K. M. de M.; FALCÃO, G. M. B. Inclusão de acadêmicos com deficiência na educação superior: Uma revisão bibliográfica na perspectiva da teoria histórico-cultural . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1610–1623, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16053. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16053. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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