Viver em rede: uma análise sobre as implicações do uso das mídias sociais por estudantes universitários

Autores

  • Ana Cristina Alves Lima
  • Juliene de Cássia Leiva
  • Sebastião de Souza Lemes

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10459

Palavras-chave:

Mídias sociais. Interação social. Uso de tecnologia. Redes sociais. Educação nas redes sociais.

Resumo

O trabalho buscou analisar e discutir, a partir de uma abordagem predominantemente quantitativa, a repercussão causada pelo uso das mídias sociais na vida de estudantes de uma Universidade situada na cidade de Araraquara (SP). Após a revisão bibliográfica sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo junto aos estudantes que utilizam mídias sociais como o Facebook, Twiter e Instagram, procurando identificar quais as percepções dos usuários acerca de benefícios e prejuízos devido ao uso. O estudo contou com a participação de 140 discentes do curso de Psicologia, 92 participantes do curso de Biologia e 51 participantes do curso de Engenharia da Computação. Os estudantes responderam a um questionário sobre o tema tratado. O estudo concluiu que a maioria (95,76%) dos participantes utiliza as redes sociais frequentemente e afirma que não isto não gera mudanças ou implicações consideráveis em sua vida. Apresentam como benefícios o uso a fim de diminuir a distância física, melhorando sua interação e comunicação, facilidade na troca e obtenção de informações, principalmente na aquisição de conhecimento, na educação e entretenimento. Quanto aos prejuízos causados, indicam exposição excessiva de questões pessoais no cotidiano, dependência do uso da internet na realização de suas atividades e alienação das situações concretas

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Publicado

04/10/2017

Como Citar

LIMA, A. C. A.; LEIVA, J. de C.; LEMES, S. de S. Viver em rede: uma análise sobre as implicações do uso das mídias sociais por estudantes universitários. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 896–912, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10459. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10459. Acesso em: 29 mar. 2024.

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