Base Nacional Comum Curricular: cenário das pesquisas científicas sobre o processo de produção da política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13137

Palavras-chave:

BNCC, Política curricular, Gestão escolar.

Resumo

O foco desta pesquisa é o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo da pesquisa é compreender por meio das produções acadêmico-científicas (PAC) as expectativas para implementação dessa política curricular. A problemática se concentra em identificar possibilidades e limitações sinalizadas pelas produções científicas para o processo de implementação da BNCC? Esta pesquisa permitiu entender desafios e expectativas que têm sido percebidos pelos pesquisadores nas perspectivas para a implementação. Este estudo está fundamentado numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. Como fonte de informações utilizou-se artigos publicados sobre o tema entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018 no portal de periódicos da CAPES. Após categorização e análise textual, concluímos que o principal desafio será colocar em prática um currículo que foi elaborado alheio aos professores da educação básica. Como possibilidade foi apontada a união colaborativa entre a gestão das redes de ensino e a escola básica.

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Referências

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

BRUM, A. E. R. Base Nacional Comum Curricular: cenário das pesquisas científicas sobre o processo de produção da política. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 404–411, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13137. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13137. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

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