A complexidade dos desafios das políticas curriculares em Educação de Jovens e Adultos na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14167Palavras-chave:
Política curricular, Educação de jovens e adultos, Complexidade e desafiosResumo
O texto em tela desenvolve-se em torno do eixo discursivo denominado políticas curriculares em Educação de Jovens e Adultos (EJA), colocando em realce complexidade e desafios inerentes a essas políticas, mediante seu propósito de promoção de sua formação crítica conforme requerida na atualidade deste século XXI. Adota a análise histórico-dialética como referencial de pesquisa. Explica que toda proposta de formação na EJA, que visa superação de tensões, contradições e limites, implica compreendê-la dentro de sua perspectiva histórica, política, epistemológica e pedagógica, assim como das múltiplas práticas que a condicionam e de seus impactos na vida dos educandos que cursam essa modalidade de ensino, reconhecidos como personagens ativos de histórias de direitos negados.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L. et al. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.
BEISEIGEL, C. R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.
BEISEIGEL, C. R. Considerações sobre a política da união para a educação de jovens e adultos analfabetos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 4, p. 26-34, jan./fev./mar./abr. 1997.
BEISEIGEL, C. R. Questões de atualidade na educação popular: ensino fundamental de jovens e adultos analfabetos ou pouco escolarizados. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 31, p. 7-19, jun. 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo. Acesso em: 3 dez. 2012.
BEISEIGEL, C. R. Alfabetização de jovens e adultos: desafios do século 21. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 84, n. 206/207/208, p. 34-43, jan./dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08.887
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da união: Seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. PL 1258/1988
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização e Diversidade. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (VI CONFINTEA). Brasília: MEC; Goiânia: FUNAPE/UFG, 2009.
CANÁRIO, R. O que é a Escola? Um “olhar” sociológico. Portugal: Porto Editora, 2005.
CARLOS, E. J. O enunciado da educação de adultos no Brasil: da programação da República à década de 1940. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, n. 29, 2006, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, MG, 2006. 17 p. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT18-2344--Int.pdf. Acesso em: 12 set. 2012.
DAYREALL, J. T. Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
DI PIERRO; M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 6, n. esp. 92, p. 1115-1139, out. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300018
DI PIERRO; M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, ano XXI, n. 55, p. 58-77, nov. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300005
DIAS, F. et al. (Org.). Educação de jovens e adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FÁVERO, O. Educação de jovens e adultos: passado de histórias; presente de promessas. In: RÍVERO; J.; FÀVERO, O. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: UNESCO: Moderna, 2009.
GIDDENS, A. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro. Record, 2011.
HADDAD, S. Tendências atuais na educação de jovens e adultos. Em Aberto, Brasília, vol. 11, n. 4, p. 3-12, out./dez. 1992.
HADDAD, S. A educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. In: BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB interpretada: distintos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997.
HADDAD, S. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 355-369, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf. Acesso em: 2 jun. 2010.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf. Acesso: em: 2 jun. 2011.
OEI. Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. 1996. Disponível em: http: www.oei.es/educacion.php. Acesso em: 23 out. 2012.
OLIVEIRA, K. M. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, p. 59-73, 1999.
PAIVA, J. Direito à educação de jovens e adultos: concepções e sentidos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, n. 29, 2006, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, MG, 2006. 17 p.
PAIVA, J. Os sentidos do direito à educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: DP ET Alii/FAPERJ, 2009.
RIBEIRO, V. M. M. Alfabetismo e atitudes: pesquisa junto a jovens e adultos. Campinas, SP: Ação Educativa/Papirus, 1998.
RÍVERO, J. Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos na América Latina, direito humano fundamental e fator social de equidade social. In: RÍVERO; J.; FÀVERO, O. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: UNESCO: Moderna, 2009.
SÉRGIO, M. C. A organização do tempo curricular na prática pedagógica da educação de jovens e adultos (EJA). Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 3, n. 2, jun. 2008. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum. Acesso em: 1 nov. 2012.
SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
SINGER, P. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação. Conferência de abertura da XVIII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, outubro de 1995, n. 1, p. 5-15, 1996.
SOARES, L. et al. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 7-17.
VIEIRA, M. C. Políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Experiências e desafios no município de Uberlândia (anos 80 e 90). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, n. 23, 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, MG, 2000. 24 p.
VÓVIO, C. L. Alfabetização de pessoas jovens e adultas: outras miradas, novos focos de atenção. In: SAMPAIO, M. N.; ALMEIDA, R. S. (Org.). Práticas de educação de jovens e adultos: complexidade, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 296-324.
VÓVIO, C. L.; MOURA, M. P; RIBEIRO, V. M. Fundamentos da educação de jovens e adultos. Brasília: SESI, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.