A complexidade dos desafios das políticas curriculares em Educação de Jovens e Adultos na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14167

Palavras-chave:

Política curricular, Educação de jovens e adultos, Complexidade e desafios

Resumo

O texto em tela desenvolve-se em torno do eixo discursivo denominado políticas curriculares em Educação de Jovens e Adultos (EJA), colocando em realce complexidade e desafios inerentes a essas políticas, mediante seu propósito de promoção de sua formação crítica conforme requerida na atualidade deste século XXI. Adota a análise histórico-dialética como referencial de pesquisa. Explica que toda proposta de formação na EJA, que visa superação de tensões, contradições e limites, implica compreendê-la dentro de sua perspectiva histórica, política, epistemológica e pedagógica, assim como das múltiplas práticas que a condicionam e de seus impactos na vida dos educandos que cursam essa modalidade de ensino, reconhecidos como personagens ativos de histórias de direitos negados.

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Biografia do Autor

Raimundo Nonato Moura Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Caxias – MA

Professor Adjunto no Departamento de Educação. Doutorado em Educação (PUC/SP).

Georgyanna Andréa Silva Morais, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Caxias – MA

Professora Adjunta no Departamento de Educação. Doutora em Educação (UFC).

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

OLIVEIRA, R. N. M.; MORAIS, G. A. S. A complexidade dos desafios das políticas curriculares em Educação de Jovens e Adultos na atualidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1350–1367, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.14167. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14167. Acesso em: 23 dez. 2024.

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