Desenvolvimento de medidas práticas para melhorar as qualificações dos docentes universitários num ambiente educacional em mudança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18528

Palavras-chave:

Professor, Processo educacional universitário, Desenvolvimento profissional, Melhoria das competências profissionais

Resumo

A crescente mudança nos padrões do ensino superior é consequência do aprimoramento das tecnologias, das tendências sociais e da crescente digitalização. O desenvolvimento profissional, cada vez mais importante no âmbito do ensino superior, visa adaptar-se a esta dinâmica de desenvolvimento, afetando especialmente os professores. O objetivo deste artigo é refletir sobre a demanda por formação avançada de professores universitários e os esforços para atender às crescentes exigências de formação avançada de pessoal no sistema de ensino superior. Assim, os autores consideram o processo de desenvolvimento profissional na área de aprimoramento do conhecimento da disciplina. Os autores concluem que o desenvolvimento profissional se torna uma necessidade estratégica para os professores em um contexto específico e pode ser implementado, por um lado, considerando as expectativas e desejos dos participantes e, por outro, garantindo a institucionalização sustentável do conceito de desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Gadzaova , North Ossetian State University

Doutor em Pedagogia, Professor do Departamento de Línguas Estrangeiras de Especialidades Não-Linguísticas.

Elena Goverdovskaya , Volgograd State Medical University

Doutor em Ciências Pedagógicas, Professor.

Esmira Alisultanova , Grozny State Oil Technical University named M. D. Millionshchikov

Doutor em Ciências, Diretor do Instituto de Tecnologias de Informação Aplicadas.

Natalya Moiseenko , Grozny State Oil Technical University named M. D. Millionshchikov

Doutor em Ciências, Professor Associado do Instituto de Tecnologias de Informação Aplicadas.

Natalia Peykarova , North Caucasian Institute of Mining and Metallurgy

Professor sênior do Departamento de Línguas Estrangeiras.

Referências

ABDUNAZAROVA, N. F. Basic principles of the organization of professional development of teaching staff. In: LIFELONG LEARNING: CONTINUING EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT, 13., 2015, Saint-Petersburg. Proceedings […]. Saint-Petersburg, Russia: [s. d.], 2015.

ANTIPINA, E.V. Institute of Continuing Professional Education in the local Northern environment: problems and ways of development. Arkhangelsk, 2017.

DZASEZHEVA, L. et al. Impact of Multimedia Technology on the formation of foreign language communicative competence in students. Revista Conrado, v. 19, n. 90, p. 297-303, 2023.

GADZAOVA, L. P. et al. Use of digital technology by a teacher to improve the effectiveness of the process of students’ training and professional self-identification. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 26, n. esp. 2, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26iesp.2.16562.

PIVNEVA, S. et al. Raising the level of motivation of economics students for studying english using the Myenglishlab Blended Learning Platform. Revista Conrado, v. 19, n. 90, p. 270-276, 2023.

RICHTER, A.; VIGERSKE, S. Fort- und Weiterbildung von Lehrerinnen und Lehrern: Die Bedeutung der dritten Phase am Beispiel einer Evaluation der Lehrer/-innenfortbildung im Land Baden-Württemberg. Richter/Vigerske, 2011. Disponível em: http://www.bwpat.de/ht2011/ws14/richter_vigerske_ws14-ht2011.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

SEKERIN, V. et al. Transformation of the labor market and the necessary professional competencies of employees under the influence of the development of technologies and practical sciences. Nexo Revista Científica, v. 35, n. 04, p. 942–949, 2022. DOI: 10.5377/nexo.v35i04.15532.

STITZ, G. Multiplikatorische Fortbildungen mit E-Learning-Unterstützung. Berlin: Druck und Verlag epubli GmbH, 2017.

TOLMACHEV, M. et al. Development of Students’ Digital Competence When Using the “Oracle” Electronic Portal. European Journal of Contemporary Education, v. 11, n. 4, p. 1261–1270, 2022. DOI: 10.13187/ejced.2022.4.1261.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). World Education Monitoring Report. Paris, France: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261971. Acesso em: 10 mar. 2023.

ZUEVA, F. et al. Professional identity of teachers as a component of university corporate culture. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 26, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17336.

Publicado

28/09/2023

Como Citar

GADZAOVA , L.; GOVERDOVSKAYA , E.; ALISULTANOVA , E.; MOISEENKO , N.; PEYKAROVA , N. Desenvolvimento de medidas práticas para melhorar as qualificações dos docentes universitários num ambiente educacional em mudança. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023058, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18528. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18528. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.