Tempo integral na escola melhora a qualidade?

Autores

  • Cristiane Machado

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i8.9265

Palavras-chave:

Escola de Tempo Integral, Educação Integral, Qualidade na Educação, Sucesso Escolar

Resumo

Analisar o potencial que a implementação da proposta de escola de tempo integral na rede municipal de Pouso Alegre – MG, no ano de 2009, tem de melhorar a qualidade da educação é o objetivo desse texto. Primeiramente descrevo sucintamente o contexto político da cidade após as eleições de 2008 situando a proposta de escola de tempo integral na política de governo e da educação e destaco os contornos teóricos da proposta pensada e as diferentes nuances da implantação nas escolas da rede municipal. Analiso brevemente o conceito de qualidade na educação e defino o entendimento de qualidade utilizado na proposta. Posteriormente, relaciono a pesquisa qualitativa desenvolvida no segundo semestre de 2009 a partir da técnica de entrevista com as direções e professoras dos alunos com jornada ampliada e os índices de reprovação com o potencial da proposta de melhorar a qualidade do ensino. Finalizo destacando a importância da formação dos profissionais e da avaliação como condicionantes para a escola melhorar sua qualidade e contribuir com a construção da sociedade democrática.

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Publicado

19/01/2010

Como Citar

MACHADO, C. Tempo integral na escola melhora a qualidade?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 8, p. 41–52, 2010. DOI: 10.22633/rpge.v0i8.9265. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9265. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

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