Medidas educacionais referentes ao ensino fundamental desenvolvidas no Brasil no período de 1996 à 2010

Rosângela Maria Boeno, Maria Elisabeth Blankc Miguel

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de estudo documental e bibliográfico sobre as principais mudanças educacionais ocorridas no Brasil, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O referido estudo centrou-se na análise dessas medidas, as quais atendem às exigências dos organismos internacionais. Para a melhor compreensão destas, utilizou-se de referências teóricas, legislação e documentos oficiais. Os resultados apontam que, embora as medidas aplicadas correspondam às solicitações da preparação do aluno para atender às exigências econômicas, também contribuem para a melhor aprendizagem dos alunos.

 


Palavras-chave


Política Educacional. Organismos Internacionais. Educação.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9604



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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