Medidas educacionais referentes ao ensino fundamental desenvolvidas no Brasil no período de 1996 à 2010

Autores

  • Rosângela Maria Boeno UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS DOIS VIZINHOS
  • Maria Elisabeth Blankc Miguel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9604

Palavras-chave:

Política Educacional. Organismos Internacionais. Educação.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de estudo documental e bibliográfico sobre as principais mudanças educacionais ocorridas no Brasil, durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O referido estudo centrou-se na análise dessas medidas, as quais atendem às exigências dos organismos internacionais. Para a melhor compreensão destas, utilizou-se de referências teóricas, legislação e documentos oficiais. Os resultados apontam que, embora as medidas aplicadas correspondam às solicitações da preparação do aluno para atender às exigências econômicas, também contribuem para a melhor aprendizagem dos alunos.

 

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Biografia do Autor

Rosângela Maria Boeno, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Possui mestrado em Educação pela PUCPR, especialização em Pedagogia Escolar - ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Neuropsicologia; Docência no Ensino Superior. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000). Atualmente é professora do magistério superior da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CÂMPUS DOIS VIZINHOS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores e processo ensino-aprendizagem.

Maria Elisabeth Blankc Miguel, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1964), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, educação paranaense, história da educação, formação de professores e fontes da história da educação.

 

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Publicado

15/01/2017

Como Citar

BOENO, R. M.; BLANKC MIGUEL, M. E. Medidas educacionais referentes ao ensino fundamental desenvolvidas no Brasil no período de 1996 à 2010. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 7–23, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9604. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9604. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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