Contraditory educational public policies: the literacy in focus

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11963

Keywords:

Literacy, Education, Public policy.

Abstract

In this article, contradictions between public policies that cover literacy, particularly between the National Education Plan – PNE and the National Curricular Common Base – BNCC are address. It is emphasizing the importance of the literacy as a support so that the citizen can fully develop, exercise citizenship and qualify for work. It is evident that the PNE establishes that the children's literacy must occur by the end of the 3rd year of Elementary School – EF, while the BNCC determines that students must be literate by the 2nd year of the EF. This disconnection demonstrates a conflict between legal norms that are hierarchically different, because the PNE is a Law, while the BNCC is a Resolution. Finally, it is emphasized that literacy continues as one of the serious problems of Brazilian education and that its resolution passes, in large part, by the effective work of the school community (management teams, teachers, students, fathers and mothers, etc.) in the schools.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sergio Brasil Fernandes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – PPGPP (mestrado profissional) da UNIPAMPA

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutor em História pela PUC-RS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – PPGPP (mestrado profissional) da UNIPAMPA

References

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 134, n. 248, p. 1-9, 23 dez. 1996. Seção 1.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado: alfabetização. Módulo alfabetizar com textos. Brasília: A Secretaria, 1999.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 139, n. 7, p. 1-20, 10 jan. 2001. Seção 1.

BRASIL. Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 143, n. 27, p. 1-2, 7 fev. 2006. Seção 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto pela Educação na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 149, n. 129, p. 22-23, 5 jul. 2012. Seção 1. Brasília, DF, 2012.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 151, n. 120-A, edição extra, p. 1-7, 26 jun. 2014. Seção 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/75191-mais-alfabetizacao-apresentacao-251017-pdf/file. Acesso em: 23 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 826, de 7 de julho de 2017. Dispõe sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, suas ações, diretrizes gerais e a ação de formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação – PNME. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 154, n. 130, p. 20-23, 10 jul. 2017c. Seção 1.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. Brasília, DF: Inep, 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 142, de 22 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Mais Alfabetização. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 155, n. 37, p. 54-55, 23 fev. 2018b. Seção 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa mais alfabetização: manual operacional do sistema de orientação pedagógica e monitoramento. Brasília: MEC, 2018c.

COSTA, Dania Monteiro Vieira; POTKUL, Renata Strzepa. Produção de textos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória-ES, v. 1, n. 7, p. 234-253, jan./jun. 2018. Disponível em: http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/258/197. Acesso em: 18 jul. 2018.

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Entre antíteses e paradoxos: o ciclo de alfabetização nas políticas educacionais. Teoria e Prática da Educação, Maringá-PR, v. 19, n. 3, p. 33-45, set./dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36619/pdf. Acesso em: 4 jun. 2018.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua. Educação 2017. IBGE: Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101576_informativo.pdf. Acesso em: 2 jun. 2018.

INSTITUTO ALFAEBETO. Nota sobre a nova proposta de alfabetização apresentada pelo MEC ao CNE. Versão: 18 de dezembro de 2017. Disponível em: http://arquivos.alfaebeto.org.br/nota-sobre-nova-proposta.pdf. Acesso em 13 ago. 2018.

KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

MUNIZ, Rita de Fátima; MUNIZ, Sheila Maria. (Re)Pensando a alfabetização na idade certa. Revista Educação & Linguagem, v. 3, n. 1, p. 24‐31, jun. 2016. Disponível em: http://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2017/05/3_EDUC_20161_v2.pdf. Acesso em 19 jul. 2018.

OLIVEIRA, João Batista. Alfabetização na BNCC: mais um retrocesso na educação. Revista Veja. Publicado em: 14 dez. 2017. Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/educacao-em-evidencia/alfabetizacao-na-bncc-mais-um-retrocesso-na-educacao/. Acesso em: 15 ago. 2018.

PEROVANO, Nayara Santos; COSTA, Monique Linciano de Azevedo. Políticas monológicas de formação continuada de professores alfabetizadores. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória-ES, v. 1, n. 6, p. 161-175, jul./dez. 2017. Disponível em: http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article/view/230/179. Acesso em: 15 jul. 2018.

SNOW, Catherine. Quando os especialistas pararem de gritar uns com os outros, o problema da alfabetização estará resolvido. Nova Escola. 23 mar. 2017. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4850/alfabetizacao-polemicas-metodo-fonico-idade-certa. Acesso em: 17 jun. 2018.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 2. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; Revisão técnica de Gabriel Cohn. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

Published

06/03/2019

How to Cite

FERNANDES, S. B.; COLVERO, R. B. Contraditory educational public policies: the literacy in focus. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 286–305, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.11963. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11963. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.