Práticas pedagógicas de acolhimento e inclusão: a perspectiva da pedagogia crítica

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10370

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Inclusão. Pedagogia crítica.

Resumo

O presente artigo realça as possibilidades da pedagogia crítica na organização de O presente artigo realça as possibilidades da pedagogia crítica na organização de práticas para inclusão e acolhimento dos alunos. Parte do pressuposto de que os princípios epistemológicos da pedagogia, na perspectiva crítica, contemplam as bases dos necessários processos de inclusão, para além do mero acolhimento, reafirmando que, numa sociedade de relações contraditórias, excludentes, desiguais, opressivas, a Pedagogia há que se fazer emancipatória, na continua busca de mais humanidade nos homens, o que se fará por meio da transformação das condições que produzem exclusão/opressão. Parte da seguinte questão de pesquisa: qual o sentido pedagógico das práticas de inclusão? Que contribuições a pedagogia crítica traz a essas práticas de inclusão e acolhimento? A pesquisa em pauta baseia-se em acompanhamentos de pesquisas-ações realizadas em três municípios do Brasil, com foco na inclusão de alunos carentes e também, em estudos teóricos dos sentidos da pedagogia, das práticas pedagógicas e da epistemologia da pedagogia crítica.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Pesquisadora CNPq; pesquisadora/professora Universidade Católica de Santos. Doutora em Educação e Pós-Doutora em Pedagogia. E-mail: ameliasantoro@uol.com.br

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

SANTORO FRANCO, M. A. Práticas pedagógicas de acolhimento e inclusão: a perspectiva da pedagogia crítica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 964–978, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10370. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10370. Acesso em: 29 mar. 2024.

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