O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: meandros político-pedagógicos de sua implementação

Autores/as

  • Luciene Cerdas Vieira Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp/Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i6.9244

Palabras clave:

ensino fundamental de nove anos, alfabetização, políticas educacionais

Resumen

Em 2006, pela Lei nº. 11.274, o governo federal alterou a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da LDBEN, a 9.394/96, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade. Neste artigo, apresentamos algumas das justificativas político-pedagógicas dessa medida a partir de documentos oficiais, bem como de alguns estudos e pesquisas que analisam a sua implementação. Discutimos assim o risco que se incorre quando a questão econômica se sobrepõe às questões pedagógicas na elaboração e implantação de reformas que incidem sobre a organização das escolas, impactando aspectos de sua estrutura e funcionamento, do currículo e da prática de professores e outros atores dessa instituição.

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Publicado

19/01/2009

Cómo citar

VIEIRA, L. C. O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: meandros político-pedagógicos de sua implementação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 6, p. 88–106, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i6.9244. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9244. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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