Ensino de artes para crianças: caminho para a autonomia ou adaptação?

Autores/as

  • Márcia Barcellos Ferri Doutoranda do Programa de Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9256

Palabras clave:

Educação infantil, Ensino de artes, Políticas educacionais

Resumen

o objetivo deste artigo é discutir como a proposta oficial para o ensino de artes na educação infantil é tratada pelas orientações e diretrizes curriculares nacionais e, em especial, de que modo tais indicações lidam com a relação e a tensão entre adaptação e autonomia, associadas ao aprendizado artístico. Para isso, adotaram-se como fontes primárias os seguintes documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Esses foram analisados e cotejados à luz da teoria crítica da sociedade.

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Publicado

19/07/2009

Cómo citar

FERRI, M. B. Ensino de artes para crianças: caminho para a autonomia ou adaptação?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 7, p. 105–118, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i7.9256. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9256. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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