TIC na gestão educacional: efetividade na academia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.14576

Palavras-chave:

Gestão , Educação , TIC , Formação

Resumo

Este estudo é resultante de um trabalho de monografia e objetivou avaliar a contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC em um curso de pós-graduação em gestão educacional, a partir da percepção dos discentes. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório. O instrumento de pesquisa foi um questionário de avaliação, adaptado de Bertolin e Marchi (2010). Para a análise dos dados utilizou-se a análise categorial de Bardin (2011). Constatou-se que os discentes avaliaram o curso como “bom”, havendo consenso no uso de recursos tecnológicos e desenvolvimento de habilidades em TIC. No entanto, percebeu-se que alguns recursos necessitam de aprimoramentos quando inseridos nas aulas, pois apenas o investimento em TIC não ocasiona mudanças. É necessário, também, desenvolvimento profissional do corpo docente para a utilização pedagógica e crítica das TIC nos processos de ensino e aprendizagem, a fim de provocar mudanças e reflexões significativas.

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Biografia do Autor

Geovane Rafael Theisen, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Professora no Departamento de Fundamentos da Educação. Doutorado em Educação (UAB) – Espanha.

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Professora no Departamento de Educação Especial. Doutorado em Informática na Educação (UFRGS).

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

THEISEN, G. R.; PAVÃO , S. M. de O.; PAVÃO, A. C. O. TIC na gestão educacional: efetividade na academia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1264–1281, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i2.14576. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14576. Acesso em: 25 nov. 2024.

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