Políticas Educacionais para o Ensino Médio Integrado
Análise das alterações curriculares propostas a partir de 2017
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.16880Palavras-chave:
Política Educacional Curricular, Educação Profissional, Trabalho e EducaçãoResumo
Este artigo objetiva discutir as políticas educacionais voltadas para o currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, especialmente a partir das principais alterações contidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, aprovada pela Portaria n° 1.570 em 21/12/2017 e, nas Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, aprovadas pela resolução CNE/CP nº 1, em 05 de janeiro de 2021. As reflexões apresentadas neste estudo têm como base uma pesquisa bibliográfica centrada nas regulamentações curriculares e nos estudiosos que discutem Currículo, Políticas Públicas, Educação Profissional e a Relação entre Trabalho e Educação. Com o desenvolvimento do estudo verificou-se que as propostas de alterações curriculares empreendidas a partir de 2017 evidenciam celeridade em contemplar e em ceder às pressões externas, sobretudo as ditadas pelas mudanças no modo de produção capitalista, que tem como marca o pragmatismo formativo e a visão utilitarista da educação.
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