Produção de curtas-metragens em contextos de sala de aula: leitura e fruição da linguagem cinematográfica

Autores

  • Alcione da Silva Santos Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ministro José Américo de Almeida Areia – EEEFMJAA

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11441

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Letramento, Audiovisual.

Resumo

A educação brasileira tem muitos desafios. Um deles é a necessidade de trazer para o cotidiano da escola o uso de ferramentas digitais que possibilitem o surgimento ou ampliação de competências de leitura da cultura imagética na qual os alunos vivem imersos. Nessa conjuntura, o presente trabalho pretende descrever os elementos da linguagem cinematográfica de que os alunos envolvidos no projeto se apropriaram após participarem de um conjunto de atividades cujo fim era a produção de curtas-metragens, partindo do pressuposto de que essa apropriação lhes permitirá a leitura e fruição proficientes da cultura fílmica que circula em nossa sociedade. Para levar a efeito esse objetivo, pedimos aos alunos que respondessem um questionário de pesquisa que versava sobre três curtas-metragens produzidos por eles mesmos durante os anos em que cursaram o Ensino Médio. Os dados foram analisados a partir dos conceitos teóricos de Habitus e Capital simbólico, propostos por Bourdieu (2003 e 2005) e Neves (2007). Os resultados mostraram que os alunos compreenderam a linguagem do cinema que lhes foi ensinada, uma vez que passaram a construir referentes sobre ela no questionário de pesquisa que responderam.

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Biografia do Autor

Alcione da Silva Santos, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ministro José Américo de Almeida Areia – EEEFMJAA

Professor de Língua Portuguesa

Referências

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VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fonte, 2001.

Publicado

30/04/2018

Como Citar

SANTOS, A. da S. Produção de curtas-metragens em contextos de sala de aula: leitura e fruição da linguagem cinematográfica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 479–488, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11441. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11441. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos