Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica: problematização de práticas e de percepções de docentes, discentes e coordenadores
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11643Palavras-chave:
Interculturalidade, Inclusão, Inovação PedagógicaResumo
O estudo problematiza a percepção de docentes e discentes acerca da sua prática pedagógica. Discute os significados inovadores identificados em práticas pedagógicas interculturais e inclusivas, por ocasião do curso de Especialização em Educação, realizado em 2016 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú (IFC-Campus Camboriú). Informações oferecidas por coordenadores, professores e estudantes desse curso, a respeito de suas concepções e práticas de inovação pedagógica, interculturalidade e inclusão, são analisadas à luz do referencial teórico que vem sendo construído no Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). Sob o enfoque da perspectiva omnilética, os depoimentos de estudantes e professores indicam que a inovação pedagógica implica em práticas interculturais e inclusivas que, por sua vez, são problematizadas na perspectiva decolonial.Downloads
Referências
BERBEL, Neusi A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998. p. 139-154.
CUNHA, Maria I. O professor universitário na transição paradigmática. Araraquara: JM Editora, 1998.
FLEURI, Reinaldo M. Complexidade e interculturalidade: desafios emergentes para a formação de educadores em processos inclusivos In: Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO/ANPEd, 2009, v.1, p. 65-88.
FLEURI, Reinaldo M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, mai./ago. 2003.
FLEURI, Reinaldo M.; FLEURI, Lilian J. Learning from Brazilian Indigenous Peoples: Towards a Decolonial Education. In: The Australian Journal of Indigenous Education. p. 1-11, 2017. doi:10.1017/jie.2017.28.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1977. 278p.
IFC. Projeto pedagógico do Programa de Formação continuada de trabalhadores da Educação. Camboriú, 2015.
OIIIIPE. Projeto de Pesquisa: Formação de educadores – inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em contextos internacionais de ensino superior. Rio de Janeiro, 2016.
SANTOS, Mônica P. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). Editora CRV: Curitiba: 2013.
STAINBACK, W.; STAINBACK, S. Controversial issues confronting special education: Divergent perspectives. Boston: Allyn & Bacon, 1992.
STOER, Stephen R. Novas formas de cidadania, a construção europeia e a reconfiguração da universidade. In: Educação, Sociedade & Culturas, n. 26, 2008, p. 219-238.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones Abya-Yala, Quito, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.