Inclusão e inovação pedagógica: políticas e práticas de formação no ensino superior

Marco Antônio Melo Franco, Marcilene Magalhães da Silva, Edmilson Minoru Torisu

Resumo


Nas propostas educacionais que privilegiam equidade e igualdade de oportunidades entre os diferentes sujeitos, pretende-se que a concepção de inclusão contribua para superar atitudes de indiferença e intolerância, estabelecendo uma disposição para a construção de culturas que respeitem e valorizem as diferenças humanas. Este estudo busca analisar como a política institucional de apoio aos estudantes com deficiência da Universidade Federal de Ouro Preto e um dos projetos extensionistas no campo da inclusão, desenvolvidos no Departamento de Educação, colaboram para o fortalecimento de uma postura inovadora e inclusiva. Essas ações institucionais e acadêmicas apontam para a necessidade de refletir sobre a função social das universidades e a constituição de um espaço formativo mais inclusivo.

Palavras-chave


Educação Superior; Inclusão; Inovação pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11646



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