O ensino religioso nas leis de diretrizes e bases da educação nacional e os embates entre religiosos e laicos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.13516

Palavras-chave:

Ensino religioso, Educação brasileira, Lei de diretrizes e bases da educação nacional.

Resumo

Tomando como objeto o ensino religioso nas escolas públicas, o artigo busca fazer apontamentos nas leis de diretrizes e bases da educação nacional, desde a Lei nº 4024 até Lei nº 9394, respectivamente de 1961 e 1996, levando em consideração que a última foi alterada em 1997 pela Lei nº 9475, bem como os embates entre religiosos e laicos que compuseram o cenário de elaboração destas leis. Constata-se que as mudanças no ensino religioso operadas nos termos das leis, mas também nas formas de aplicação da disciplina nas escolas públicas, refletem as mudanças operadas na teologia e no pensamento católico no decorrer do século XX, uma vez que a Igreja Católica foi a grande força de sustentação dessa disciplina. Constata-se que o ensino religioso nas escolas públicas resulta de uma ânsia de legislar sobre matérias de fé, de foro íntimo, que resulta em pressão externa ao ambiente escolar que tende a comprometer os verdadeiros fins da educação escolar: garantir aos indivíduos acesso ao saber elaborado num ambiente democrático e comprometido com o respeito às diferenças e às liberdades de escolha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luize Gomes Bucholz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do programa de pós-graduação em Educação nível de mestrado e doutorado.

José Luis Derisso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Adjunto do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Nível de Mestrado e Doutorado.

Referências

AZEVEDO, Fernando. Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: INEP, v. XXXIV, n. 79, jul./set. 1960.

BRASIL. República Federativa do. Lei n. 9.475/97, de 22 de julho de 1997. Diário Oficial da União, Brasília, 23 jul. 1997a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9475.htm. Acesso em: jan. 2020.

BRASIL. Parecer n. 05/97 do Conselho Nacional de Educação. Relator: João Antônio Cabral de Monlevade e José Arthur Giannotti. Brasília, DF, 11 de março de 1997b.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: jan. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 28 abr 2011.

BRASIL. Parecer n. 94/71 do Conselho Federal de Educação, de 04 de fevereiro de 1971

BRASIL. Lei n. 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica como disciplina obrigatória. Diário Oficial da união, Brasília, DF, 15 set. 1969. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1965-1988/Del0869.htm. Acesso em: jan. 2020.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 dez. 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: jan. 2020.

CUNHA, Luiz Antônio. A Luta pela Ética no Ensino Fundamental: religiosa ou laica? 1. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 39, n. 137, p.401-419, ago. 2009.

CUNHA, Luiz Antônio; GOÉS, Moacyr de. O Golpe na Educação. 7. ed. Rio de Janeiro: J.Z.E., 1991.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e Educação: Católicos e Liberais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, n. 27, p.183-213, dez. 2004.

DERISSO, José Luis. O Ensino Religioso na Escola Pública e a Epistemologia dos materiais implementados nas escolas oficiais do estado de São Paulo após a Lei n.9475/97. Orientadora: Marisa Bittar. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2412. Acesso em: jan. 2020.

PAULO VI, Papa. Declaração gravissimum educationis: sobre a educação cristã. Roma, 1965. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decl_19651028_gravissimum-educationis_po.html. Acesso em: 30 out. 2019.

PIO XI, Papa. Carta-Encíclica Divini Illius Magistri. Roma, 1929. Disponível em:https://w2.vatican.va/content/pius-xi/pt/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_31121929_divini-illius-magistri.html. Acesso em: 09 abr. 2019.

SAVIANI, Demerval. Política e Educação no Brasil. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SCHERER, Vicente, Arcebispo. Memorial dos bispos gaúchos ao Presidente da República sobre a Escola Pública Única. Vozes, Petrópolis, v. 52, maio 1958. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/bispo.htm. Acesso em: 23 out. 2019.

Publicado

20/02/2020

Como Citar

BUCHOLZ, L. G.; DERISSO, J. L. O ensino religioso nas leis de diretrizes e bases da educação nacional e os embates entre religiosos e laicos no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 667–681, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.13516. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13516. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.