Construção do critério gênero no Programa Nacional do Livro Didático (2006-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13752

Palavras-chave:

Currículo, Gênero, Livro didático

Resumo

São problemáticas que envolvem currículo, gênero e livros didáticos que tomamos como interesse de investigação neste artigo. Analisamos aqui como a categoria gênero é construída nos critérios de inclusão ou exclusão em editais do Programa Nacional do Livro Didático. Algumas vezes, gênero é abarcado em critérios de cidadania ou Direitos Humanos. Outras, vem explicitamente associado à mulher e relacionado ao que é construído sobre feminino e masculino. Para empreender as análises, observamos os documentos legais reguladores do PNLD, além dos editais do período de 2006 a 2020, disponíveis para consulta eletrônica. Com as análises, percebemos o caráter geral e pouco característico dos itens avaliativos sobre questões de diversidade de gênero, que, além de estar em reduzidos itens, compartilham espaço com outras categorias analíticas, como raças e etnias. Tal avaliação, a depender do posicionamento político em relação à temática, acarreta, portanto, em silenciamentos ou aprisionamentos de gênero nas coleções de LD.

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Biografia do Autor

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professora no Programa de Pós Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

Rosa Virgínia Oliveira Soares de Melo, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

CARDOSO, L. de R.; MELO, R. V. O. S. de. Construção do critério gênero no Programa Nacional do Livro Didático (2006-2020). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 63–83, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13752. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13752. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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