Universidade: autonomia, diversidade e inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13830

Palavras-chave:

Universidade, Autonomia, Diversidade, Inclusão.

Resumo

O principal objetivo deste ensaio é articular três temas inerentes à universidade: autonomia, diversidade e inclusão. A universidade, enquanto instituição autônoma, mas não soberana, possui propriedades emergentes advindas dos nós conversacionais entre os membros que a integram. Tendo em vista que estas redes de conversações são multidimensionais, diversas e inclusivas, a universidade, entendida como processualidade instituinte e não como realidade instituída, pode sempre gerar novas abordagens, novas formações profissionais, novas intervenções inter e transdisciplinares e, sobretudo, novos sujeitos históricos. É essa especificidade da eficiência universitária que justifica todo nosso esforço em preservar isso que se apresenta como a sua condição de sobrevivência e potencialidade: sua autonomia.

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Biografia do Autor

Luiz Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ

Professor Associado IV. Departamento de Imunobiologia.

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Publicado

26/06/2020

Como Citar

ANDRADE, L. Universidade: autonomia, diversidade e inclusão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1600–1614, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13830. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13830. Acesso em: 22 dez. 2024.

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