Planejamento colaborativo
Necessidade e possibilidade no trabalho docente no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16173Palavras-chave:
Planejamento de ensino, Ação didática, ColaboraçãoResumo
O artigo aborda a organização da ação docente a partir da compreensão da necessidade de planejamento de ensino na educação superior. As reflexões desenvolvidas partem da premissa de que o planejamento de ensino, na perspectiva colaborativa, supera a concepção instrumental de planejamento, ensejando questões como: o que entendemos por planejamento? Quais os componentes estruturantes do plano de ensino e/ou plano de aula? Quais as possibilidades de um planejamento colaborativo? A pesquisa de natureza bibliográfica aponta como resultados que, no contexto de pensar e realizar o planejamento de ensino, é urgente romper com a tendência do isolamento na profissão docente. Nesse sentido, a cultura da prática colaborativa entre os docentes constitui possibilidade para a produção de currículo significativo, tendo em vista que o trabalho docente compartilhado fomenta a discussão, o debate, a reflexão e a decisão sobre o conteúdo e a forma do planejamento, sobre os fins e os meios para se alcançar práticas educativas transformadoras.
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