Planejamento colaborativo

Necessidade e possibilidade no trabalho docente no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16173

Palavras-chave:

Planejamento de ensino, Ação didática, Colaboração

Resumo

O artigo aborda a organização da ação docente a partir da compreensão da necessidade de planejamento de ensino na educação superior. As reflexões desenvolvidas partem da premissa de que o planejamento de ensino, na perspectiva colaborativa, supera a concepção instrumental de planejamento, ensejando questões como: o que entendemos por planejamento? Quais os componentes estruturantes do plano de ensino e/ou plano de aula? Quais as possibilidades de um planejamento colaborativo? A pesquisa de natureza bibliográfica aponta como resultados que, no contexto de pensar e realizar o planejamento de ensino, é urgente romper com a tendência do isolamento na profissão docente. Nesse sentido, a cultura da prática colaborativa entre os docentes constitui possibilidade para a produção de currículo significativo, tendo em vista que o trabalho docente compartilhado fomenta a discussão, o debate, a reflexão e a decisão sobre o conteúdo e a forma do planejamento, sobre os fins e os meios para se alcançar práticas educativas transformadoras.

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Biografia do Autor

Hilda Maria Martins Bandeira, Universidade Federal do Piauí

Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade. Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (CCE/UFPI). Doutorado em Educação (UFPI).

Eliana de Sousa Alencar Marques, Universidade Federal do Piauí

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFPI).

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

BANDEIRA, H. M. M.; MARQUES, E. de S. A. Planejamento colaborativo: Necessidade e possibilidade no trabalho docente no Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023028, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16173. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16173. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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