Contextos e trajetórias para a análise de Políticas Públicas

Aportes teóricos para o campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16722

Palavras-chave:

Contextos, Trajetórias, Implementação, Políticas públicas, Políticas educacionais

Resumo

O artigo apresenta um modelo de análise de contextos para se compreender as trajetórias de implementação de políticas públicas, fornecendo aportes teóricos e metodológicos para o campo da educação. Parte da necessidade de superação das perspectivas tradicionais que reduzem as políticas a sistemas simplificados e, para tal, considera as dimensões políticas da implementação, apresentando a noção de trajetória. Propõe cinco contextos, entrelaçados: (1) contexto das conjunturas; (2) contexto dos conteúdos da política; (3) contextos institucionais; (4) contexto das experiências; e (5) contexto dos territórios. Os contextos permitem compreender trajetórias por meio de uma cadeia transversal, fluida e dinâmica de processos de tomada de decisão, que mobiliza diversos atores, processos, saberes e práticas. Nossos resultados sugerem um modelo que considera as tensões, as contradições, os desafios, e as inflexões vinculadas à vida das políticas, de modo que as análises sejam mais densas e contextualizadas.

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Biografia do Autor

Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG – Brasil

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFMG). Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Maria Michelle Fernandes Alves, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

Gustavo Adolf Fichter Filho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG – Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

OLIVEIRA, B. R. de; ALVES, M. M. F.; FICHTER FILHO, G. A. Contextos e trajetórias para a análise de Políticas Públicas: Aportes teóricos para o campo da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2095–2117, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16722. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16722. Acesso em: 26 dez. 2024.

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