A investigação científica e a reflexão como alicerces para uma prática de ensino satisfatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16751

Palavras-chave:

Pesquisa, Saberes docentes, Teoria e prática, Reflexão

Resumo

Neste texto, propomo-nos a discutir os elementos que podem tornar uma prática de ensino satisfatória à aprendizagem dos(as) estudantes, tomando como base a relação entre a pesquisa científica e a formação. O trabalho, no percurso de uma pesquisa de doutorado em Educação, foi desenvolvido na participação em uma disciplina do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior, onde realizamos entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) estudantes matriculados. A análise textual discursiva dos dados mostrou que os responsáveis pela formação, ao inserirem a problematização e a reflexão acerca de fatos da realidade educacional, por meio da investigação científica, contribuem significativamente para uma nova postura diante do conhecimento, a qual tende a superar a observação simplória, bem como a participação mecânica na sala de aula e a ideia de um ensino puramente tarefeiro.

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Biografia do Autor

Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faced /UFC. Pós-doutorado em Educação pela Universidade da Califórnia – Estados Unidos (UCSB).

Antonio Ivanilo Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação pela Faced/UFC. Professor na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – CE

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

DIEB, M.; OLIVEIRA, A. I. B. de. A investigação científica e a reflexão como alicerces para uma prática de ensino satisfatória. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16751. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16751. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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