Prática de oralidade em sala de aula

Foco no desenvolvimento pleno do educando

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17459

Palavras-chave:

Prática de oralidade, Linguagem, Escola, Educação

Resumo

Este artigo reflete, por meio de uma análise qualitativa, sobre o papel da escola atual que, inserida numa sociedade globalizada e de uso crescente das novas tecnologias, ainda não absorveu totalmente os benefícios dessa realidade, porém, paradoxalmente, deve propiciar o desenvolvimento e o preparo dos alunos para o trabalho e exercício da cidadania. Nos estudos da língua portuguesa, a demanda é favorecer uma participação mais efetiva e crítica nas práticas contemporâneas da linguagem, considerando os novos multiletramentos e práticas da cultura digital. A pesquisa se orienta para os desafios que correlacionam o currículo e a aprendizagem, envolvendo cultura, língua e identidade, como base importante para o estabelecimento da oralidade. Considera-se que os pontos destacados neste trabalho são fundamentais para a reflexão sobre uma educação mais coerente com a formação plena do educando.

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Biografia do Autor

Damaris de Sales Costa Santos Rocha, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino.

Terezinha Richartz, Centro Universitário Vale do Rio Verde

Professora do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino. Doutora em Ciências Sociais (PUC-SP).

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

ROCHA, D. de S. C. S.; RICHARTZ, T. Prática de oralidade em sala de aula: Foco no desenvolvimento pleno do educando. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023071, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.17459. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17459. Acesso em: 23 dez. 2024.

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