Prática de oralidade em sala de aula
Foco no desenvolvimento pleno do educando
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17459Palavras-chave:
Prática de oralidade, Linguagem, Escola, EducaçãoResumo
Este artigo reflete, por meio de uma análise qualitativa, sobre o papel da escola atual que, inserida numa sociedade globalizada e de uso crescente das novas tecnologias, ainda não absorveu totalmente os benefícios dessa realidade, porém, paradoxalmente, deve propiciar o desenvolvimento e o preparo dos alunos para o trabalho e exercício da cidadania. Nos estudos da língua portuguesa, a demanda é favorecer uma participação mais efetiva e crítica nas práticas contemporâneas da linguagem, considerando os novos multiletramentos e práticas da cultura digital. A pesquisa se orienta para os desafios que correlacionam o currículo e a aprendizagem, envolvendo cultura, língua e identidade, como base importante para o estabelecimento da oralidade. Considera-se que os pontos destacados neste trabalho são fundamentais para a reflexão sobre uma educação mais coerente com a formação plena do educando.
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