Formação inicial em Educação Física

O que pensam e fazem professores formadores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18075

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Professor Formador

Resumo

O presente artigo objetivou investigar as concepções e práticas de ensino que orientam a docência de professores formadores de um curso de licenciatura em Educação Física. A entrevista foi escolhida enquanto procedimento metodológico para compreensão das contribuições dos quatro professores formadores participantes. Os resultados apresentam convergências entre os relatos dos docentes e uma proposta formativa voltada à construção de conhecimentos e práticas alinhadas ao ambiente escolar. Em conclusão, observou-se que, apesar das contradições curriculares, os movimentos em prol de uma formação voltada à escola apareceram de forma contundente nos relatos construídos nessa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Colégio de Aplicação da UERJ – Departamento de Educação Física e Artística.

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorado em Educação (PUC-RIO).

Referências

ALTET, M. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1196–1223, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4321. Acesso em: 04 ago. 2022.

BAPTISTA, G. G. A reformulação curricular na EEFD-UFRJ (1979-1985): notas sobre os impactos no perfil profissional. In: ANACLETO, F. N. A.; SILVA, G. M.; SANTOS, J. H. (org.). Educação física e interfaces com a história, o currículo e a formação profissional. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 33, p. 83-110.

CASTRO, P. H. Z. C.; BAPTISTA, G. G. Didática multicultural e educação física: entre a escola e a formação inicial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 17, n. 1, p. 0557–0575, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14432. Acesso em: 04 ago. 2023.

CASTRO, P. H. Z. C. et al. A produção científica em educação física de 2001 a 2010: caminhos da construção de um campo. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 869–882, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64610. Acesso em: 04 ago. 2023.

CASTRO, P. H. Z. C.; SILVA, A. C.; LÜDORF, S. M. A. Dissertações e teses em Educação Física: uma investigação sobre abordagens metodológicas. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25013, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82495. Acesso em: 04 ago. 2023.

CAUDURO, T. G. A prática mediadora do professor formador do curso de Educação Física - licenciatura de uma universidade do noroeste do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integral do Alto Uruguai e das Missões. Rio Grande do Sul, 2016.

CRUZ, G. B. Didática e docência no ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 98, n. 250, p. 672–689, set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931. Acesso em: 20 set 2021.

CRUZ, G. B.; ANDRÉ, M. E. D. A. Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p. 181-203, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/09.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022.

CRUZ, G. B. CASTRO, P. H. Z. C. A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–25, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656505. Acesso em: 27 jan. 2023.

FERRAZ, O. L.; CORREIA, W. R. Teorias curriculares, perspectivas teóricas em Educação Física Escolar e implicações para a formação docente. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 531-540, set. 2012. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902012000300018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02 mar. 2022.

FORMOSINHO, J. (org). Formação de professores. Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

GARIGLIO, J. Â. O papel da formação inicial no processo de constituição da identidade profissional de professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 11–28, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/gZC77YdwftZKqZWRFKsXT9n/?lang=pt#. Acesso em: 03 abr. 2022.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.

LACERDA, C. G. DE; COSTA, M. B. DA. Educação física na Educação Infantil e o currículo da formação inicial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 2, p. 327–341, abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/qXmQjwyTMf7YhsP5vRKgyfb/?lang=pt#. Acesso em: 01 fev. 2022.

LAPIS, E. C. Concepções de educação e saberes presentes no projeto de formação de professores de educação física da Universidade Federal do Maranhão (1980 - 2006). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2011.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MACHADO SILVA, S. M. F. Docência universitária: repensando a prática do professor de Educação Física. 2008. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, 2008.

MADELA, A. Saberes docentes e prática pedagógica: diálogos na formação inicial em Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. 2016.

MARCON, D.; GRACA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. do. Estruturantes da base de conhecimentos para o ensino de estudantes-professores de Educação Física. Motriz: rev. educ. fis. (Online), Rio Claro, SP, v. 16, n. 3, p. 776-787, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p776. Acesso em: 08 abr. 2022.

MARCON, D.; GRACA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. do. Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual do conhecimento pedagógico do conteúdo. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 25, n. 02, p. 323-339, jun. 2011a. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-46902011000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 ago. 2022.

MARCON, D.; GRACA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. Critérios para a implementação de práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 497–511, jul. 2011b. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000300013. Acesso em: 10 ago. 2021.

MARCON, D.; GRAÇA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 27, n.4, p. 633-645. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/x5K3PCbxK7yP9dj4Sz4hFdq/?lang=pt. Acesso em: 04 set. 2021.

METZNER, A. C. Proposta didática para o curso de licenciatura em Educação Física: aprendizagem baseada em casos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 3, p. 637-650, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014091464. Acesso em: 19 out. 2022.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 33–50, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 05 ago. 2022.

NUNES, S. I. Formação e experiências profissionais de formadores: trajetórias de professores aposentados do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia - São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia. 2004.

OLIVEIRA, G. T. A. Marcos e marcas da licenciatura em educação física no processo de ensino-aprendizagem de formadores e formandos. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba/Programa de Pós-Graduação em Educação. Piracicaba, SP. 2015.

PACHECO, M. K. Formação de professores de Educação Física para atuação na Educação Básica: o que dizem os professores formadores. Curitiba, PR. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2011.

ROLDÃO, M. C. Profissionalidade docente em análise - especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: Estudos sobre Educação. Presidente Prudente, PR, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1692. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1692. Acesso em: 04 ago. 2022.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, 2007. p. 94-181. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008. Acesso em: 05 ago. 2022.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching Educational, v.15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, L “Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform”, a Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987 (Copyright by the President and Fellows of Harvard College). Tradução: Leda Beck. Revisão Técnica: Paula Louzano.

SHULMAN, L Signature pedagogies in the professions. Daedalus. v. 134, n. 3, On Professions & Professionals. 2005. p. 52-59.

SILVA, A. J.; IAOCHITE, R. T.; AZZI, R. G. Crenças de autoeficácia de licenciandos em Educação Física. Motriz: rev. educ. fis. (Online), Rio Claro, SP, v. 16, n. 4, p. 942-949, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p942 . Acesso em: 03 ago. 2022.

SILVA, G. M.; LOPES, S. C. A Escola Nacional de Educação Física e Desportos: um recorte sobre o curso "modelo" de formação de professores. In: ANACLETO, N. A.; SILVA, G. M.; SANTOS, J. H. (org.). Educação física e interfaces com a história, o currículo e a formação profissional. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 33, p. 33-53.

THERRIEN, J.; DIAS, A. M. I. (org.). Docência universitária. Em aberto, v. 29, n. 97, p. 1-180, 2016.

Publicado

20/03/2024

Como Citar

CASTRO, P. H. Z. C. de; CRUZ, G. B. da. Formação inicial em Educação Física: O que pensam e fazem professores formadores?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024039, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18075. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18075. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.