Ações educativas em saúde por professores do ensino fundamental
Uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18269Palavras-chave:
Educação em saúde, Saúde pública, Educação, Educação básicaResumo
Objetivou-se identificar e mapear estratégias utilizadas por professores para o processo de educação em saúde na escola com alunos do ensino fundamental. Trata-se de uma scoping review, realizada em dezembro de 2021. Utilizou-se cinco bases de dados e a literatura cinzenta para busca de dados. Foram encontrados 4449 títulos, após leitura de títulos, resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, incluiu-se 10 estudos. Os resultados descrevem estudos epidemiológicos de vários países. As temáticas perpassam por nutrição, saúde bucal, atividade física, saúde mental e autorregulação do uso de álcool e tabaco. As atividades foram prioritariamente de integração curricular ou projetos. Os professores sempre receberam capacitação antes da realização das intervenções. Conclui-se que os professores são integrantes fundamentais do processo de educação em saúde na escola. As atividades transversais são o caminho para uma intervenção eficaz.
Downloads
Referências
BARBONI, V. G. de A. V.; CARVALHO, Y. M. de; SOUZA, V. H. de. A formação em saúde coletiva nos currículos de educação física: um retrato atual. Movimento, [S. l.], v. 27, 2022.
BRANDSTETTER, S.; KLENK, J.; BERG, S.; GALM, C.; FRITZ, M.; PETER, R.; PROKOPCHUK, D.; STEINER, R. P.; WARTHA, O.; STEINACKER, J.; WABITSCH, M. Overweight prevention implemented by primary school teachers: a randomised controlled trial. Obesity facts, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-11. 2012.
BRASIL. Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Ensino de 1º e 2º grau. Brasília, DF: MEC, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 11 maio 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: MEC/SEF. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf. Acesso em 11 maio. 2022.
BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2007; Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm Acesso em 25 junho. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
BRENNAN, S. F.; LAVELLE, F.; MOORE, S. E.; DEAN, M.; MCKINLEY, M. C.; MCCOLE, P.; HUNTER, R. F.; DUNNE, L.; O’CONNELL, N. E.; CARDWELL, C. R.; ELLIOTT, C. T.; MCCARTHY, D.; WOODSIDE, J. V. Food environment intervention improves food knowledge, wellbeing and dietary habits in primary school children: Project Daire, a randomised-controlled, factorial design cluster trial. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12966-021-01086-y. Acesso em: 30 dez. 2021.
CARRAWAY-STAGE, V.; ROSENO, A.; HODGES, C. D.; HOVLAND, J.; DIAZ, S.; DUFFRIN, M. W. Implementation of a Food-Based Science Curriculum Improves Fourth-Grade Educators' Self-efficacy for Teaching Nutrition. American journal of health education, [S. l.], v. 47, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5380141/. Acesso em: 30 jan. 2022.
CZERESNIA, D. The concept of health and the difference between prevention and promotion. Cadernos de saúde pública, [S. l.], v. 15, p. 701-709, 1999.
DA SILVA, M. S. Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a temática saúde. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 320-345, 2020. Acesso em 29 de Out 2023. Disponível em: https://www.4.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/45. Acesso em: 30 jan. 2022.
HABIB-MOURAD, C.; GHANDOUR, L. A.; MALIHA, C.; AWADA, N.; DAGHER, M; HWALLA, N. Impact of a one-year school-based teacher-implemented nutrition and physical activity intervention: main findings and future recommendations. BMC Public Health, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 1-7. 2020.
HAWKINS, M.; BELSON, S. I.; MCCLAVE, R.; KOHLS, L.; LITTLE, S.; SNELLING, A. Healthy Schoolhouse 2.0 Health Promotion Intervention to Reduce Childhood Obesity in Washington, DC: A Feasibility Study. Nutrients, [S. l.], v. 13, n. 9, p. 2935. 2021.
JOANNA BRIGGS INSTITUTE (JBI). JBI Reviewers Manual: Methodology for JBI-Scoping Reviews [Internet]. Australia: JBI; 2015. Disponível em: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/Reviewers-Manual_Methodology-for-JBI-Scoping-Reviews_2015_v2.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
JESUS, R.A; FIGUEIREDO G.O. Percepção de professores do ensino fundamental sobre educação em saúde na prática pedagógica de uma escola pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2017.
LANGFORD, R.; BONELL, C.; JONES, H.; POULIOU, T.; MURPHY, S.; WATERS, E.; CAMPBELL, R. The World Health Organization’s Health Promoting Schools framework: a Cochrane systematic review and meta-analysis. BMC public health, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1-15. 2015.
LUQUEZ, T. M. de S.; SABOIA, V. M.; MEIRELES, A. C. M.; MOURA, C. F.; RIBEIRO, C. R. B.; SILVEIRA, A. L. D. da. Health promotion actions in brazilian schools: an integrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12112. Acesso em: 28 set. 2022.
MENEZES, K. M.; RODRIGUES, C. B. C.; CANDITO, V.; SOARES, F. A. A. Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos. Rev. Ed. Popular, [S. l.], p. 48-66, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53255. Acesso em: 05 jan. 2022.
MULINARI, G. O papel dos professores e profissionais de saúde no Programa Saúde na Escola: uma análise dos documentos de referência a partir da educação em saúde. 2018. 107 f. (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/193611/PECT0365-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 01 jun. 2022.
NAIDU, J.; NANDLAL, B. Evaluation of the effectiveness of a primary preventive dental health education programme implemented through school teachers for primary school children in Mysore city. Journal of International Society of Preventive & Community Dentistry, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 82. 2017.
PANUNZIO M. F.; ANTONICIELLO, A.; PISANO, A.; DALTON, S. Nutrition education intervention by teachers may promote fruit and vegetable consumption in Italian students. Nutrition Research, [S. l.], v. 27, n. 9, p. 524-528. 2007.
PARKER, A. E.; KUPERSMIDT, J. B.; MATHIS, E. T.; SCULL, T. M.; SIMS, C. The impact of mindfulness education on elementary school students: Evaluation of the Master Mind program. Advances in School Mental Health Promotion, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 184-204, 2014.
PETERS, M. D. J.; GODFREY, C.; MCINERNEY, P.; MUNN, Z.; TRICCO, A. C.; KHALIL, H. CHAPTER 11: Scoping Reviews (2020 version). In: AROMATARIS, E.; MUNN, Z. (ed.). JBI Manual for Evidence Synthesis. [S. l.]: JBI, 2020.
ROCKENBACH R, SCHMITT M, FASSINA P. Intersetorialidade e percepção dos profissionais da saúde e educação sobre o programa saúde na escola. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 3, 2021. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2991/1908 Acesso em: 30 mar. 2022.
SCHNEIDER, S. A.; MAGALHÃES, C. R.; ALMEIDA, A. do N. Percepções de educadores e profissionais de saúde sobre interdisciplinaridade no contexto do Programa Saúde na Escola. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 26, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/dr4YJSfvkxCthHWzNfNgGDL/?lang=pt#. Acesso em: 20 jan. 2023.
SHUM, A. K.; LAI, E. S.; LEUNG, W. G.; CHENG, M. N.; WONG, H. K.; SO, S. W.; LAW, Y. W.; YIP, P. S. A digital game and school-based intervention for 12, 19in Hong Kong: quasi-experimental design. Journal of medical Internet research, [S. l.], v. 21, n. 4. 2019.
TRICCO, A. C; LILLIE, E.; ZARIN, W.; O'BRIEN, K. K; COLQUHOUN, H.; LEVAC, D.; MOHER, D.; PETERS, M. D. J.; HORSLEY, T.; WEEKS, L.; HEMPEL, S.; AKL, E. A.; CHANG, C.; MCGOWAN, J.; STEWART, L.; HARTLING, L.; ALDCROFT, A.; WILSON, M. G.; GARRITTY, C.; LEWIN, S.; GODFREY, C. M.; MACDONALD, M. T.; LANGLOIS, E. V.; SOARES-WEISER, K.; MORIARTY, J.; CLIFFORD, T.; TUNÇALP, Ö.; STRAUS, S. E. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med., [S. l.], v. 169, n. 9, p. 467-473, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30178033/. Acesso em: 12 dez. 2022.
VENTURI, T. Educação em Saúde sob uma Perspectiva Pedagógica e Formação de Professores: contribuições das Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. 2018. 301 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Making every school a health-promoting school: Implementation guidance. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240025073. Acesso: 15 jun. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marhla Laiane de Brito Assunção, Luciana Pedrosa Leal , Diego Augusto Lopes Oliveira, Cleide Maria Pontes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.