Espaços da Educação Infantil em Porto Velho-RO

Autores

  • Ruth de Lima Dantas Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), Porto Velho, RO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1896-4428
  • Juracy Machado Pacífico Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), Porto Velho, RO, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0486-874X

Palavras-chave:

Educação infantil, Educação escolar, Espaços e ambientes

Resumo

O estudo apresentado é resultado de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, e teve como objetivo analisar os espaços e ambientes de escolas municipais de Educação Infantil de Porto Velho-RO. A investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos postulados de Vigotski. Foram utilizadas as escalas Early Childhood Environment Rating, Third Edition (ECERS-3) e Infant/Toddler Environment Rating, Third Edition (ITERS-3) (Harms; Cryer; Clifford, 2020) para avaliar os espaços e materiais das turmas de creches e pré-escolas de cinco escolas de Educação Infantil da rede municipal de Porto Velho-RO. A avaliação dos espaços educacionais apontou uma qualidade entre inadequada e minimamente  adequada. Os resultados obtidos com a aplicação das escalas demonstram que tais instrumentos são importantes para subsidiar e orientar a implementação de melhorias nas escolas de Educação Infantil, visto que avaliam diferentes aspectos relacionados à educação de crianças de zero a cinco anos.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1945301

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Biografia do Autor

Ruth de Lima Dantas, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), Porto Velho, RO, Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). Professora da Rede Municipal de Educação de Porto Velho – RO.

Juracy Machado Pacífico, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf), Porto Velho, RO, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2010), Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/2000) e graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/1996). Atuou, no período de 1989 a 2005, em todas as etapas da Educação Básica, na rede municipal de Porto Velho (SEMED), nas funções de professora, coordenação pedagógica e gestão. Coordenou o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UNIR/UNDIME/MEC) e o Programa Prodocência/UNIR-CAPES. Coordena e supervisiona o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UNIR desde o ano de 2014. Atualmente é Professora Associada da Fundação Universidade Federal de Rondônia e atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf). É líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA), Editora da Revista Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, e Coordenadora do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (LABRINTECA) da UNIR. É membro associada da ANPED, participante do GT07. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: infância; educação infantil; políticas públicas educacionais; gestão escolar; formação docente; alfabetização.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

DANTAS, R. de L.; PACÍFICO, J. M. Espaços da Educação Infantil em Porto Velho-RO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19453, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19453. Acesso em: 15 jul. 2025.

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