CARTA AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19615Palavras-chave:
Docência, Formação de Professores, LicenciaturasResumo
Este texto é uma carta-ensaio, cujos destinatários são nossos caros estudantes nas licenciaturas. É um apelo à humanidade em cada um, como um vocativo à docência. Emerge da constatação de que, cada vez mais, há menos interesse no magistério e mais bancos vazios nos cursos de formação docente. Escrevemos aos nossos estudantes três lições que nos motivam a Ser Professor: (I) a lição da Sankofa, ou a importância de ressignificar o passado; (II) a lição do pedinte, tratando do tempo presente e a grandeza de se olhar para o mundo vivido; e (III) a lição da esperança, que pode ajudar a construir outro futuro para e no magistério. Ao final, subscrevemos tudo o que podemos aprender com essas três lições, esperançando um mundo melhor para todas as formas de vida planetária.
Downloads
Referências
CANÁRIO, Rui. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: PORTUGAL. Ministério da Educação. Direção Geral dos Recursos Humanos da Educação (org.). Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia: desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. p. 133-148.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.
MOTTA, Ivana Delfino. Movências nas rotas de Sankofa: pontos de partilha, danças e implicações étnico-raciais. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
NOGUERA, Renato. Infância em afroperspectiva: articulações entre Sankofa, Ndaw e Terrixistir. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 31, p. 53-70, 2019. https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28256
NÓVOA, António. Jovens professores: o futuro da profissão. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, e023001, p. 1-15, 2023.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
RODRIGUES, Maria Eduarda Alves Braga. Sankofa: ensaio sobre a construção da identidade da criança negra. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
SKINNER, Burrhus Frederic. Tecnologia do ensino. São Paulo: EdUSP, 1972.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros, Ivan Fortunato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.