CARTA AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19615

Palavras-chave:

Docência, Formação de Professores, Licenciaturas

Resumo

Este texto é uma carta-ensaio, cujos destinatários são nossos caros estudantes nas licenciaturas. É um apelo à humanidade em cada um, como um vocativo à docência. Emerge da constatação de que, cada vez mais, há menos interesse no magistério e mais bancos vazios nos cursos de formação docente. Escrevemos aos nossos estudantes três lições que nos motivam a Ser Professor: (I) a lição da Sankofa, ou a importância de ressignificar o passado; (II) a lição do pedinte, tratando do tempo presente e a grandeza de se olhar para o mundo vivido; e (III) a lição da esperança, que pode ajudar a construir outro futuro para e no magistério. Ao final, subscrevemos tudo o que podemos aprender com essas três lições, esperançando um mundo melhor para todas as formas de vida planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mamanguape – PB – Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente na UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – (UECE). Docente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Líder do Grupo de Pesquisa “Formação Docente”.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil.

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor do IFSP, campus Itapetininga.

Referências

CANÁRIO, Rui. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: PORTUGAL. Ministério da Educação. Direção Geral dos Recursos Humanos da Educação (org.). Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia: desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. p. 133-148.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.

MOTTA, Ivana Delfino. Movências nas rotas de Sankofa: pontos de partilha, danças e implicações étnico-raciais. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

NOGUERA, Renato. Infância em afroperspectiva: articulações entre Sankofa, Ndaw e Terrixistir. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 31, p. 53-70, 2019. https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28256

NÓVOA, António. Jovens professores: o futuro da profissão. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 8, e023001, p. 1-15, 2023.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

RODRIGUES, Maria Eduarda Alves Braga. Sankofa: ensaio sobre a construção da identidade da criança negra. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997

SKINNER, Burrhus Frederic. Tecnologia do ensino. São Paulo: EdUSP, 1972.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I. CARTA AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024141, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19615. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19615. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.