O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) COMO FUNDANTE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA, Francielma de Souza Gomes

Resumo


A articulação teoria e prática ocorre no momento em que o futuro professor dispõe tanto de um contato com a realidade das escolas como de embasamentos teóricos que possibilitem reflexões que resultarão em atitudes críticas frente a essa realidade, ou seja, refletir sobre as ações de seu cotidiano permite a sua reelaboração e compreensão por meio de uma situação concreta. Assim, objetiva analisar o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência - PIBID como fundante na articulação entre teoria e prática para que nas licenciaturas, especialmente, em geografia não sejam separados e distantes da realidades, mas, práxis pedagógica na formação de professores. Com toda a contradição das políticas e reformas para educação no Brasil, o PIBID ao ser inserido nas licenciaturas contribuem para que teoria e pratica não sejam separadas, mas práxis pedagógicas na articulação entre universidade es escola na transformação dos sujeitos.


Palavras-chave


Geografia; Formação; Docência; Universidade; Escola

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