O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) COMO FUNDANTE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13497

Palavras-chave:

Geografia, Formação, Docência, Universidade, Escola

Resumo

A articulação teoria e prática ocorre no momento em que o futuro professor dispõe tanto de um contato com a realidade das escolas como de embasamentos teóricos que possibilitem reflexões que resultarão em atitudes críticas frente a essa realidade, ou seja, refletir sobre as ações de seu cotidiano permite a sua reelaboração e compreensão por meio de uma situação concreta. Assim, objetiva analisar o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência - PIBID como fundante na articulação entre teoria e prática para que nas licenciaturas, especialmente, em geografia não sejam separados e distantes da realidades, mas, práxis pedagógica na formação de professores. Com toda a contradição das políticas e reformas para educação no Brasil, o PIBID ao ser inserido nas licenciaturas contribuem para que teoria e pratica não sejam separadas, mas práxis pedagógicas na articulação entre universidade es escola na transformação dos sujeitos.

Biografia do Autor

RAIMUNDA AUREA DIAS DE SOUSA, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Professora Associada da UPE/Campus Petrolina com titulo de Livre Docência,  pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco - UPE. Professora do Colegiado de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE/Petrolina. Coordena o Centro de Estudos Agrarios - CEA na mesma Instituição. http://lattes.cnpq.br/8523758772313782

Francielma de Souza Gomes, Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina.

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Publicado

20/08/2020

Como Citar

DIAS DE SOUSA, R. A.; GOMES, F. de S. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) COMO FUNDANTE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13497. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13497. Acesso em: 25 fev. 2021.