O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) COMO FUNDANTE NA PRÁXIS PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13497Palavras-chave:
Geografia, Formação, Docência, Universidade, EscolaResumo
A articulação teoria e prática ocorre no momento em que o futuro professor dispõe tanto de um contato com a realidade das escolas como de embasamentos teóricos que possibilitem reflexões que resultarão em atitudes críticas frente a essa realidade, ou seja, refletir sobre as ações de seu cotidiano permite a sua reelaboração e compreensão por meio de uma situação concreta. Assim, objetiva analisar o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência - PIBID como fundante na articulação entre teoria e prática para que nas licenciaturas, especialmente, em geografia não sejam separados e distantes da realidades, mas, práxis pedagógica na formação de professores. Com toda a contradição das políticas e reformas para educação no Brasil, o PIBID ao ser inserido nas licenciaturas contribuem para que teoria e pratica não sejam separadas, mas práxis pedagógicas na articulação entre universidade es escola na transformação dos sujeitos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 2, de 1º de Julho de 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em ag. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP Nº 2, de 01 de Julho de 2015.
BRASIL. Decreto n° 7.219/2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm>. Acesso em: 23 de Fev. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação.2014. Diaponivél em
http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em 10 de sete.2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
CALLAI, Helena. Copetti. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise.In: Castrogiovanni et al (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2003.
CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento.18º ed. Campinas-SP. Papirus. 2014,p.24.
CORRÊIA FILHO, José Januário. Aula de campo como planejar, conduzir e avaliar? Petropólis-RJ. Vozes. 2015.
CALDERIA, Anna Maria Salgueiro & ZAIDAN, Samira. Praxis pedagógica um desafio cotidiano. Paidéia. Belo Horizonte, n. 14 p. 15-32 jan./jun. 2013.
CARVALHO, Luline Silva. Pibid de geografia na universidade federal de goiás: proposta e experiências formativas. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás Regional Jataí-UFG. Jataí-GO.2016
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. O misterioso mundo que os mapas escondem. In:. In: Castrogiovanni et al (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2003.
GATTI, Bernadete, Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.
KAERCHER, Nestor, André. Se a Geografia escolar é um pastel de vento o gato come a Geografia Crítica. Porto Alegre-RS: Evangraf, 2014.
KAERCHER, Nestor. André. O Gato Comeu a Geografia Crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In. PONTUSCHKA, N. N., OLIVEIRA, A. U. de (Org.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2004.
KAERCHER, Nestor. André. Desafios e Utopias no ensino de Geografia. In: Castrogiovanni et al (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2003a.
KAERCHER, Nestor. André. A geografia é o nosso dia-a-dia. In: Castrogiovanni et al (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4ª ed. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 2003b.
LESSA, Sergio; TONE, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, p.17. 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo. Editora Cortez, pag.109-120, 1994.
MÉZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Biotempo, p. 25.2008.
NETTO, Jose Paulo. Introdução ao método na teoria Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/Abepss, 2011.
ORSO, Paulino José; et al. Educação e luta de classe. São Paulo. Expressão popular. 2013.
PEREIRA, Júlio E. Diniz. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 168p.
SOUSA NETO, Manoel Fernandes. Aula de geografia. Bagagem. Campina Grande.2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.