Aprendendo finanças de um jeito fácil e divertido: uma experiência com estudantes de escolas públicas

Kelmara Mendes Vieira, Vanessa Martins Valcanover, Franciele Brutti, Caroline Rosa Trindade, Josiane Júlia Kegler

Resumo


A educação financeira pessoal é fundamental na sociedade, visto que influencia diretamente nas decisões econômicas dos indivíduos. Nesse sentido, o presente estudo, baseado em um projeto que desenvolveu e aplicou um curso de educação financeira para jovens, tem como objetivo medir o nível de conhecimento financeiro dos alunos, antes e depois da aplicação do curso. A amostra englobou 302 alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Santa Maria, que tinham entre 11 e 17 anos. Os resultados mostram que os alunos possuíam um baixo conhecimento financeiro, que melhorou após o curso, e que as variáveis “nota em matemática”, “escolaridade dos pais” e “renda mensal familiar total” são significativas para o nível de conhecimento financeiro dos estudantes.


Palavras-chave


Educação financeira. Escolas públicas. Jovens.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8479



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