Aprendendo finanças de um jeito fácil e divertido: uma experiência com estudantes de escolas públicas

Autores

  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas
  • Vanessa Martins Valcanover Universidade Federal de Santa Maria Mestranda em Administração Graduada em Administração
  • Franciele Brutti Universidade Federal de Santa Maria Graduada em Administração
  • Caroline Rosa Trindade Universidade Federal de Santa Maria Graduada em Administração
  • Josiane Júlia Kegler Universidade Federal de Santa Maria Graduada em Administração

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8479

Palavras-chave:

Educação financeira. Escolas públicas. Jovens.

Resumo

A educação financeira pessoal é fundamental na sociedade, visto que influencia diretamente nas decisões econômicas dos indivíduos. Nesse sentido, o presente estudo, baseado em um projeto que desenvolveu e aplicou um curso de educação financeira para jovens, tem como objetivo medir o nível de conhecimento financeiro dos alunos, antes e depois da aplicação do curso. A amostra englobou 302 alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Santa Maria, que tinham entre 11 e 17 anos. Os resultados mostram que os alunos possuíam um baixo conhecimento financeiro, que melhorou após o curso, e que as variáveis “nota em matemática”, “escolaridade dos pais” e “renda mensal familiar total” são significativas para o nível de conhecimento financeiro dos estudantes.

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

VIEIRA, K. M.; VALCANOVER, V. M.; BRUTTI, F.; TRINDADE, C. R.; KEGLER, J. J. Aprendendo finanças de um jeito fácil e divertido: uma experiência com estudantes de escolas públicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 845–861, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8479. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8479. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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