A educação não formal e sua interface com a pedagogia social: conceito, contexto e proposições da formação do sujeito cidadão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.11975

Palavras-chave:

Educação não formal, Pedagogia social, Cidadão, Emancipação.

Resumo

O presente estudo tem como temática central a educação não formal, e como objetivo norteador refletir acerca da importância da Educação não formal e sua relação com a Pedagogia Social, a fim de identificar suas implicações na formação do sujeito cidadão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo. No que se refere à pesquisa bibliográfica foram selecionados autores tais como: Coutinho (2009); Freire (2007) Ferreira (2010), Fernandes; Garcia (2006), Libâneo (2007), entre outros. Em relação à pesquisa de campo, foi realizada uma observação no que tange ao espaço não formal chamado de Vila Cultural, localizado na cidade de Londrina. Foi possível constatar ao término desta pesquisa a necessidade de compreender a importância da educação não formal e da pedagogia social na formação do sujeito, uma vez que esta modalidade de ensino tem como pressuposto a emancipação, a autonomia e a criticidade, princípios estes que tendem a formar um cidadão que possa realizar uma leitura de mundo tendo como parâmetro o contexto social, político, econômico, cultural e educacional onde está inserido.

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Biografia do Autor

Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual de Londrina – (UEL), Londrina – PR

Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Membro do grupo de pesquisa cadastrado pelo CNPq: curriculo, formação e trabalho docente.

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina – (UEL), Londrina – PR

Doutorado em Educação pela PUC São Paulo. Pós Douotra em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: curriculo, formação e trabalho docente.

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

FERREIRA, D. C. R. R.; SANTOS, A. R. de J. A educação não formal e sua interface com a pedagogia social: conceito, contexto e proposições da formação do sujeito cidadão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2275–2286, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.11975. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11975. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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