Elaboração, atualização e a participação da educação física no projeto político pedagógico escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12664

Palavras-chave:

Educação física, Escola, Projeto político pedagógico.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a elaboração, atualização e participação da Educação Física nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de duas escolas públicas da cidade de Jataí-Goiás. O percurso metodológico pautou-se na análise documental, com aporte da pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista semiestruturada e questionário. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os PPP não são elaborados e atualizados de forma coletiva. Na escola municipal, a atualização acontece devido à exigência burocrática feita pela Secretaria Municipal de Educação, e na escola estadual ocorre com a troca de gestão escolar. No que se refere à contemplação da área de Educação Física no documento, percebeu-se que nas duas escolas foi mínima, atendendo somente aos preceitos legais. A comunidade escolar ainda não compreendeu a importância desta disciplina enquanto componente curricular e que seus conhecimentos científicos podem contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Moreira de Sousa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutoranda em Educação (PPGEdu/UFGD). Docente do Curso de Educação Física e Pedagogia, das Faculdades Magsul.

Mariclei Przylepa, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Doutoranda em Educação (PPGEdu/UFGD). Professora coordenadora da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS.

Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí – GO

Doutora em Educação (UFG). Docente dos Cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFG/Regional Jataí). Orientadora da pesquisa.

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

SOUSA, A. P. M. de; PRZYLEPA, M.; ASSIS, R. M. de. Elaboração, atualização e a participação da educação física no projeto político pedagógico escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2345–2357, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12664. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12664. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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