Imagens e palavras para pensar a escola: apontamentos sobre a reforma do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.10621

Palavras-chave:

Ensino da arte, Reforma do ensino médio, Currículo.

Resumo

Este artigo debruça-se sobre o ensino da Arte no Ensino Médio tendo como análise central a Medida Provisória nº 746/2016 transformada na Lei nº 13.415/2017 que alterou a LDB nº 9.394/1996. A alteração trouxe retrocessos históricos em relação a presença da arte no currículo escolar e lançou questões fundamentais e urgentes para o debate, tais como a flexibilização da educação atrelada ao mercado de trabalho e o enfraquecimento do Estado de bem-estar social. À contramão das conquistas históricas dos arte-educadores brasileiros em relação à presença da Arte na escola, a Reforma do Ensino Médio destituiu vozes, direitos, e ao desvalorizar o ensino da Arte abriu brechas para precarizar tanto o trabalho dos professores quanto as possibilidades de conhecimento que a arte promove na educação. 

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Biografia do Autor

Francione Oliveira Carvalho, Faculdade de Educação da UFJF

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-Doutorado no departamento de História da Universidade de São Paulo onde realizou a pesquisa Território do Significado: Imigração sul-americana e as negociações culturais na escola de São Paulo sob a supervisão da Profª Drª Zilda Márcia Grícoli Iokoi. Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Artes Cênicas bacharelado pela Faculdade de Artes do Paraná (1999) com complementação em Dança pelo Curso Permanente de Dança Moderna da UFPR e Licenciatura em Artes pela Belas Artes de SP. É Especialista em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná . Membro da ANPED e ANPUH/SP (Associação Nacional de História), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas , Arte na Pedagogia, ambos coordenados pela Dra. Mirian Celeste Martins da Universidade Presbiteriana Mackenzie/Unesp. Autor da coleção de Arte do Sistema Uno Internacional e da Editora do Brasil. Pesquisador no DIVERSITAS – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo onde atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades atuando na linha de Pesquisa Poderes e Intervenções, atuando também no Projeto Deslocamentos e Fronteiras: migrações, racismo e questões de gênero financiado pela FAPESP. É líder do MIRADA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente locado na Faculdade de Educação da UFJF.


 

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

CARVALHO, F. O. Imagens e palavras para pensar a escola: apontamentos sobre a reforma do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 973–985, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.10621. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10621. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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