A evasão em curso de pedagogia a distância: um olhar a partir dos tutores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11229

Palavras-chave:

Educação Superior, Acesso, Permanência, Evasão

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a evasão na educação superior, uma problemática que decorre de múltiplas causas relacionadas tanto a fatores internos como externos às instituições de ensino. Além das dificuldades de acesso por parte dos jovens, observa-se, em dados do INEP (2016), uma diferença acentuada na relação entre ingressantes e concluintes, demonstrando significativa evasão. O estudo tem como principal referencial teórico-metodológico os escritos de Bourdieu (2000; 2003; 2010; 2014); Bourdieu e Passeron (2016) e foi realizado mediante análise de dados de estudantes a partir das justificativas apresentadas para a interrupção dos estudos de um curso de pedagogia a distância. Analisaram-se, também, dados dos professores/tutores do Curso mediante aplicação de questionário. A análise tomou como critério fatores relacionados às condições econômicas, ao curso e ao perfil dos alunos. A pesquisa evidencia os motivos da evasão e sua relação com diferentes fatores, com acentuada ênfase nas dificuldades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gisele do Rocio Cordeiro, Centro Universitário Internacional UNINTER

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2008), Educaçao Artistica pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2000), e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Foi professora da disciplina de Metodologia do ensino de artes na Universidade Positivo - UP (2009) e Coordenadora do curso de Pós-Graduação na modalidade a Distância em Metodologia do Ensino das Artes - FACINTER (2009). Foi Coordenadora do setor de TCCs e Estágios da Graduação e Pós-Graduação da área Educacional dos Cursos a Distância do Centro Universitário Uninter. Também foi professora no Curso de Pedagogia da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Artes como professora da Educação Básica. Atua principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, metodologias inovadoras, metodologia de aprendizagem por projetos, metodologia do ensino de artes, metodologia científica e educação a distância. Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades Presencial e EAD do Centro Universitário Internacional - UNINTER. Membro do Conselho Municipal de Educação da representando as Instituições de Ensino Superior de Curitiba.

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem de São José, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Genebra. É membro do Conselho Editorial da Revista Diálogo Educacional, foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/PR - 2015-2017. Foi professora do Curso de Enfermagem da UFPR. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas educacionais, acesso à educação e formação de professores.

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Publicado

02/05/2018

Como Citar

CORDEIRO, G. do R.; GISI, M. L. A evasão em curso de pedagogia a distância: um olhar a partir dos tutores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 627–645, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11229. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11229. Acesso em: 16 out. 2024.

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