A evasão em curso de pedagogia a distância: um olhar a partir dos tutores
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11229Palavras-chave:
Educação Superior, Acesso, Permanência, EvasãoResumo
Este trabalho tem como objeto de estudo a evasão na educação superior, uma problemática que decorre de múltiplas causas relacionadas tanto a fatores internos como externos às instituições de ensino. Além das dificuldades de acesso por parte dos jovens, observa-se, em dados do INEP (2016), uma diferença acentuada na relação entre ingressantes e concluintes, demonstrando significativa evasão. O estudo tem como principal referencial teórico-metodológico os escritos de Bourdieu (2000; 2003; 2010; 2014); Bourdieu e Passeron (2016) e foi realizado mediante análise de dados de estudantes a partir das justificativas apresentadas para a interrupção dos estudos de um curso de pedagogia a distância. Analisaram-se, também, dados dos professores/tutores do Curso mediante aplicação de questionário. A análise tomou como critério fatores relacionados às condições econômicas, ao curso e ao perfil dos alunos. A pesquisa evidencia os motivos da evasão e sua relação com diferentes fatores, com acentuada ênfase nas dificuldades de aprendizagem.
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