Políticas educacionais para o ensino médio: implicações e perspectivas para com a garantia desse direito à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13744

Palavras-chave:

Reforma, Ensino médio, Estado regulador.

Resumo

O presente artigo se insere no âmbito das discussões que marcam os três primeiros anos de implementação do novo currículo do Ensino Médio no Brasil. Seguindo o paradigma qualitativo, realizamos uma pesquisa documental acerca dos instrumentos legais que amparam sua idealização, cujo objetivo foi compreender interfaces dessa reformulação na política educacional com outras alterações políticas, ligadas ao mercado e à regulação do Estado. Como resultado, a crítica ao modelo adotado, que mais parece uma readaptação do modelo tecnista da década de 70, enfraquecendo na atual conjuntura não apenas o direito das camadas populares à Educação Básica, como também à continuidade de estudos posteriores, além de abrir precedentes para a precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Danyella Jakelyne Lucas Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE

Professora substituta do Centro de Educação. Doutoranda em Educação (UFPE).

Maria da Conceição Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE

Professora Adjunta do Centro de Educação, Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Doutorado em Educação (UFPE).

Sidclay B Souza, Universidad Católica del Maule (UCM), Talca – Maule

Profesor Asistente do Departamento de Psicología, Facultad de Ciencias de la Salud. Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicología (UFPE).

Margarete May Berkenbrock-Rosito, Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

LUCAS GOMES, D. J.; SILVA LIMA, M. da C.; SOUZA, S. B.; BERKENBROCK-ROSITO, M. M. Políticas educacionais para o ensino médio: implicações e perspectivas para com a garantia desse direito à educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 614–630, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13744. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13744. Acesso em: 19 dez. 2024.

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