Os desafios políticos para a educação e democracia na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13966

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Cidadania, Justiça Social, Desafios políticos.

Resumo

Destacamos neste dossiê, entre as questões que congregam os países latino americanos, os desafios políticos em torno da oferta de educação e do fortalecimento da democracia e o reflexo da adoção de medidas políticas que leva a uma alta porcentagem de indigência e pobreza na maioria dos países da região. A agenda político-econômica foi construída na tensão de duas perspectivas diferentes, a implementação de políticas neoliberais e conservadoras, esbarra na organização coletiva para resistir a exclusão e propor diferentes projetos sociais. É nesse contexto, cada vez mais feroz em termos de conflitos e lutas, que são necessárias reflexões sobre vários aspectos que moldam nossa realidade, como é o caso da educação e do fortalecimento da democracia. É nessa linha que nos interessa a relação da educação com outras áreas da vida social, como por exemplo: educação e trabalho, educação e cidadania, educação e trabalho docente, educação e avaliação, educação e organizações internacionais; entre outras. É assim que apresentamos reflexões sobre diferentes perspectivas que problematizam alguns aspectos das políticas e práticas educacionais da região. Convidamos, então, a conhecer, debater e trocar experiências sobre a realidade por meio das contribuições sobre a educação e suas alternativas, críticas e reflexões teóricas presentes neste Dossiê e que as mesmas auxiliem na construção de mais democracia através da educação e da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Campus do Pantanal, Corumbá – MS

Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CPAN).

Silvia Martinez, Instituto Patagónico de Estudios de Humanidades y Ciencias Sociales (IPEHCS-CONICET-UNCo); Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Nacional del Comahue (FACE-UNCo), Neuquén

Profesora Adjunta Regular. Departamento de Didáctica.

João Batista Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), Campus de Cascavel – PR

Professor do Curso de Pedagogia.

Publicado

21/07/2020

Como Citar

SANTOS, F. A. dos; MARTINEZ, S.; ZANARDINI, J. B. Os desafios políticos para a educação e democracia na América Latina. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S. l.], v. 24, n. esp1, p. 668–677, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13966. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13966. Acesso em: 9 mar. 2021.