Os desafios políticos para a educação e democracia na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13966

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Cidadania, Justiça Social, Desafios políticos.

Resumo

Destacamos neste dossiê, entre as questões que congregam os países latino americanos, os desafios políticos em torno da oferta de educação e do fortalecimento da democracia e o reflexo da adoção de medidas políticas que leva a uma alta porcentagem de indigência e pobreza na maioria dos países da região. A agenda político-econômica foi construída na tensão de duas perspectivas diferentes, a implementação de políticas neoliberais e conservadoras, esbarra na organização coletiva para resistir a exclusão e propor diferentes projetos sociais. É nesse contexto, cada vez mais feroz em termos de conflitos e lutas, que são necessárias reflexões sobre vários aspectos que moldam nossa realidade, como é o caso da educação e do fortalecimento da democracia. É nessa linha que nos interessa a relação da educação com outras áreas da vida social, como por exemplo: educação e trabalho, educação e cidadania, educação e trabalho docente, educação e avaliação, educação e organizações internacionais; entre outras. É assim que apresentamos reflexões sobre diferentes perspectivas que problematizam alguns aspectos das políticas e práticas educacionais da região. Convidamos, então, a conhecer, debater e trocar experiências sobre a realidade por meio das contribuições sobre a educação e suas alternativas, críticas e reflexões teóricas presentes neste Dossiê e que as mesmas auxiliem na construção de mais democracia através da educação e da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Campus do Pantanal, Corumbá – MS

Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CPAN).

Silvia Martinez, Instituto Patagónico de Estudios de Humanidades y Ciencias Sociales (IPEHCS-CONICET-UNCo); Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Nacional del Comahue (FACE-UNCo), Neuquén

Profesora Adjunta Regular. Departamento de Didáctica.

João Batista Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), Campus de Cascavel – PR

Professor do Curso de Pedagogia.

Referências

CONCEIÇÃO, J. C.; AMORIM, M. D.; REAL, G. C. M. Mobilidade estudantil na América Latina: revelações da validação de títulos estrangeiros no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 747–761, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13780

DOS SANTOS, F. A.; ZANARDINI, J. B.; MARQUES, H. J. Desafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 794–815, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13781

DUARTE, N.; MAZZEU, F. J. C.; DUARTE, E. C. M. O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 715–736, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13786

ESTEVES, T. de J.; SOUZA, J. S. O papel dos organismos internacionais na reforma gerencial da educação brasileira: os sistemas de avaliação educacional em larga escala como instrumentos da pedagogia política do capital. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 678–692, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13791

FLÓREZ PETOUR, M. T.; OLAVE ASTORGA, J. M. Em direção a uma construção participativa da política educacional: a proposta alternativa do projeto de êxito escolar em Valparaíso. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 867–890, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13790

GOMES MELO, S. D.; GOMES, S. S. Trabalho docente voluntário na educação superior: precarização das condições de trabalho na Argentina, Brasil e Chile. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 909–937, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13787

GONÇALVES, A. M.; GUERRA, D.; DEITOS, R. A. Avaliação em larga escala e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): dimensões da política de contenção e liberação no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 891–908, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.14018

HEVIA, F. J.; VERGARA-LOPE, S. Aprendizagens básicas em cidadania na infância para fortalecer a democracia: resultados de uma avaliação cidadã no México. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 778–793, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13779

LIBÂNEO, J. C.; SILVA, E. Finalidades educativas escolares e escola socialmente justa: a abordagem pedagógica da diversidade social e cultural. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 816–840, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13783

MARTINEZ, S.; GARINO, D.; FERNANDEZ, N. Escola secundária e formação para o trabalho na Argentina: políticas e saberes em disputa. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 841–866, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13778

RODRIGO, L.; RODRÍGUEZ MOYANO, I. Programas de avaliação da agenda do governo na recente Argentina: discursos, ações e institucionalidades de políticas voltadas à melhoria da qualidade educacional durante a gestão de Cambiemos (2015-2019). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 762–777, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13784

SANTOS, F. A.; MARTINEZ, S.; ZANARDINI, J. B. Os desafios políticos para a educação e democracia na América Latina. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 668–677, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13966

SHIROMA, E. O.; ZANARDINI, I. M. S. Estado e gerenciamento da educação para o desenvolvimento sustentável: recomendações do capital expressas na Agenda 2030. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 693–714, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13785

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M.; SILVA, R. D. O direito à educação escolar como dimensão da cidadania no Mercosul. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 1, p. 737–746, ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13782

Publicado

21/07/2020

Como Citar

SANTOS, F. A. dos; MARTINEZ, S.; ZANARDINI, J. B. Os desafios políticos para a educação e democracia na América Latina. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 668–677, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13966. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13966. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.