A sexualidade silenciada no ambiente escolar e as contribuições da série Sex Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp3.14276

Palavras-chave:

Educação, Sexualidade, Sociedade, Diálogo.

Resumo

A Educação Sexual é considera um tabu na sociedade. Os diálogos que deveriam, em suma, alicerçar informações e debates coerentes sobre sexualidade são transformados em um conjunto de achismos baseados em desinformações, revelando uma Educação Sexual informal perpassada por gerações e apoiada em dogmas morais e religiosos. A pesquisa tem como objetivo analisar a série Sex Education da Netflix e sua relevância para o debate da Educação Sexual. Trata-se de um estudo exploratório que nos permite refletir a escola como órgão inerente à sociedade, que se vê refletida em um paradigma marcado pelo reforço do senso comum atrelado às temáticas da sexualidade. Assim, denota-se que a escola deve ser responsável por disseminar uma Educação Sexual formal, baseada em estudos científicos acerca da sexualidade, mas esbarra em conceitos morais e deturpados de profissionais, impedindo, consequentemente, que haja uma discussão livre de dogmas e preconceitos e que, efetivamente, venha a sanar os questionamentos dos alunos da atual geração.

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Biografia do Autor

Isabela Cristina Manchini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade - GPED/UNESPAR na linha Sexualidade e Educação Sexual. Colunista do site da rádio da cidade de Ibitinga-SP.

Jéssica da Costa Jacinto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestranda Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual. Membro Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade (GPED/UNESPAR). Diretora voluntaria e fundadora da ONG Núbia Rafaela Nogueira. Bolsista FAPESP.

Ricardo Desidério da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, Pesquisador nos Grupos Sexualidade Vida/USP-CNPq, EDUSEX-Formação de Educadores e Educação Sexual (UDESC) e Grupo de pesquisa sobre educação e sexualidade- GEPEX (UNIOESTE). Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

28/12/2020

Como Citar

MANCHINI, I. C.; JACINTO, J. da C.; SILVA, R. D. da. A sexualidade silenciada no ambiente escolar e as contribuições da série Sex Education. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp3, p. 1780–1792, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp3.14276. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14276. Acesso em: 4 out. 2024.

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