Gestão dos processos de avaliação interna para acreditação de programas acadêmicos em universidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17732

Palavras-chave:

Avaliação interna, Programas acadêmicos, Ensino superior

Resumo

O estudo visa identificar a realidade da gestão dos processos de revisão interna para o credenciamento de programas acadêmicos em universidades sauditas. Uma abordagem de método misto foi usada na coleta de dados primários por meio do questionário e da entrevista. O questionário retornou 298 respostas válidas de acadêmicos selecionados aleatoriamente em seis universidades sauditas. Além disso, seis reitores de faculdades foram entrevistados. Os dados do questionário foram analisados usando o SPSS, enquanto os resultados das entrevistas foram codificados e sintetizados tematicamente. Os resultados globais do estudo mostram que o processo de avaliação interna relacionado com a acreditação de programas acadêmicos nas universidades baseia-se principalmente no plano acadêmico universitário geral criado a nível central. A implementação segue o planejamento durante o qual vários escritórios universitários em nível de faculdade e departamental foram adicionalmente envolvidos. A última fase do credenciamento do programa é a avaliação recorrente do sistema para garantir que as ofertas do programa estejam sincronizadas com as melhores práticas globais cultivadas para as necessidades da economia da Arábia Saudita.

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Biografia do Autor

Fayez Abdulaziz Alfayez, King Saud University (KSU), Riyadh – Saudi Arabia

Associate Professor, Educational Administration College of Education.

Hasna Balaj Alotaibi, Prince Sattam Bin Abdulaziz University, Al-Kharj – Saudi Arabia

Assistant Professor in Educational Administration, College of Education.

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Publicado

13/02/2023

Como Citar

ALFAYEZ, F. A.; ALOTAIBI, H. B. Gestão dos processos de avaliação interna para acreditação de programas acadêmicos em universidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022169, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17732. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17732. Acesso em: 16 out. 2024.

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