A didática e a pedagogia como suporte teórico para uma coordenação pedagógica qualificada

Osmar Hélio Alves Araújo, Luís Távora Furtado Ribeiro

Resumo


Este artigo discute as possibilidades e as contribuições da Didática e da Pedagogia para a atuação, de modo crítico, dos coordenadores pedagógicos no âmbito escolar. A pesquisa empírica envolveu quatro coordenadoras pedagógicas da rede Municipal de Ensino do município de Missão Velha (CE), as quais serão aqui denominadas de Coordenadoras A, B, C e D. Para a coleta de dados, realizou-se quatro entrevistas semiestruturadas. A análise foi realizada por meio da análise do discurso. Os resultados da pesquisa evidenciam que a Didática e a Pedagogia devem convocar todos os coordenadores e professores a se empenharem para responder às inquietações e aos desafios da contemporaneidade e tornar à docência cheia de significado para o presente e para o futuro. O presente trabalho apresenta a proposta de se buscar sentido para a atuação dos coordenadores nos campos da Didática e da Pedagogia, haja vista que as mesmas podem fundamentar a atuação dos coordenadores.


Palavras-chave


Didática. Pedagogia. Coordenação pedagógica.

Texto completo:

PDF

Referências


LIBÂNEO, José Carlos. A PEDAGOGIA EM QUESTÃO: ENTREVISTA COM JOSÉ CARLOS LIBÂNEO. Olhar de professor, Ponta Grossa, 10(1): 11-33, 2007. Disponível em: < http://www.uepg.br/olhardeprofessor>. Acesso: 21 dez. 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 – Especial, p. 843-876, out. 2006 843 Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2015.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O Papel da Didática na Formação do Educador. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em questão. 28. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. pp. 25-34.

RAYS, Oswaldo Alonso. Pressupostos teóricos para o ensino da didática. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em questão. 28. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. pp. 43-52.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 21. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9533



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.