Between points and rights guarded: the scientific production special educaction in the UVA-Sobral-CE pedagogy course

Authors

  • Wildiane Gonçalves do Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Railane Bento Vieira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Cristina Silva Soares Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Rejane Maria Gomes da Silva Universidade Federal de São Carlos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Francisco Ricardo Miranda Pinto Universidade Estadual Vale do Acaraú Instituto Superior de Teologia Aplicada Prefeitura Municipal de Varjota

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10192

Keywords:

Special education. Scientific production. Pedagogy.

Abstract

This study focuses on Special Education as a possibility to ensure the rights guarded by the official documents. It is aimed to explore the scientific production of the Pedagogy course from the State University of Vale do Acaraú concerning the Special Education and the study area. The contemplated literature seeks to contextualize the emergence of Special Education from the theorists Capellini; Mendes (2005), Rosseto; Tureck (2005) and Bruno (2006), emphasizing the context and discourses on Special Education in the Official Documents supported by Brasil (1994), UNESCO (1990), Brasil (1996), Brasil (2012), Brasil (2015), among others. This study was carried out by means of a qualitative approach, using an integrative literature review conducted in the Pedagogy course of the aforesaid university and had the research group História e Memória Social da Educação e da Cultura (MEDUC) as locus, in which seventeen articles of this group collection  were analyzed. The results show the complexity and importance in discussing this issue among professionals of this field, while it was concluded that even with the existence of laws providing rights of inclusion, children with disabilities are still being excluded in their own environment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wildiane Gonçalves do Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em Pedagogia.

Railane Bento Vieira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialista em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, CLÍNICA E HOSPITALAR, graduada em PEDAGOGIA. Atual professora substituta do curso de PEDAGOGIA UVA. Possui experiência em coordenação escolar, educação infantil e ens. fundamental. Foi bolsista nas seguintes áreas:Projeto de pesquisa sobre pedagogia universitária (CNPQ); Projeto de pesquisa: Políticas Públicas e a "Democratização" da educação superior no governo Lula da Silva (BPI FUNCAP); Programa Educação Tutorial -PET (CAPES/MEC). Atualmente Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência-PIBID, subprojeto Pedagogia.

Ana Cristina Silva Soares, Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora Adjunto I no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutorado em Educação (2011), Mestrado em Educação (2004) e Especialização em Psicologia Aplicada - Psicopedagogia (1998) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciatura em Pedagogia (1990) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Consultora Técnica na Organização dos Estados Iberos Americanos (OEI) para atender o Plano de Desenvolvimento da Educação no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) (2010 - 2012). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq intitulado Laboratório Interdisciplinar em Saúde Coletiva, Farmácia Social e Saúde Mental Infanto-Juvenil (LISFARME)- UFC.

Rejane Maria Gomes da Silva, Universidade Federal de São Carlos Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1990), graduação em Curso Especial de Fomação Pedagogica - Licenciatur pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), mestrado em Mestrado Gestão pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e doutorado em Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão escolar, ensino superior, gestão democratica e pedagogia.

 

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Universidade Estadual Vale do Acaraú Instituto Superior de Teologia Aplicada Prefeitura Municipal de Varjota

Mestre em Saúde Coletiva (UNIFOR); Especialista em Psicopedagogia (IEDUCARE); Especialista em Coordenação Pedagógica (UFC); Graduado em Letras (UNIP); Graduado em Pedagogia (UVA); Bacharelando em Enfermagem; Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Professor do Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário INTA (UNINTA); Professor da Rede Pública Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Varjota.

References

BAPTISTA, S. G.; CUNHA, M. B. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspect. ciênc. inf. [online], v.12, n.2, p.168-184, 2007

BRASIL. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília: MEC, 1994. BRASIL. Ministério da Educação.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/viwTodos/509f2321d97cd2d203256b280052245a?OpenDocument&Highlight=1,constitui%C3%A7%C3%A3o&AutoFramed. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 3.298, de 20 de Dezembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de Outubro de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de Setembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6571.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de Agosto de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em 25 jul. 2017.

BRASIL. Decreto nº 72.425, de 3 de Julho de 1973. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-72425-3-julho-1973-420888-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Vade Mecum Saraiva. Ed. Saraiva, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. LDB 4.024 de dezembro de 1961.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 4.169, de 4 de Dezembro de 1962. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4169.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 8.160, de 8 de Janeiro de 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8160.htm. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 13. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica/Secretária de Educação Especial – MEC, SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 4/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de julho de 2010, Seção 1, p. 824. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 25 jul. 2017.

BRUNO, M. M. G. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão : introdução. 4. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial,2006.

CAPELLINI, V.L.M.F.; MENDES, E. G. Bases Históricas da Educação Especial no Brasil e a perspectiva da Educação Inclusiva. (texto produzido para a disciplina Educação Especial no Brasil) - mimeo, 2005.

CAMPOS, L. S. Avaliação e reeducação psicomotora e sócio-cognitiva de crianças de classe especial da E. E. P. G. Marechal Floriano. Anais da Mostra de T. G. I. - v. 1, n.º 1, 1º Semestre de 1999, p. 12.

CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. In: Evidência, olhares e pesquisas em saberes educacionais. v.7, n.7, p.251-266, 2011. Araxá.

ESPOTE, R.; SERRALHA, C. A.; COMIN, F. S. Inclusão de surdos: revisão integrativa da literatura científica. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 18, n. 1, p. 77-88, jan./abr. 2013.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. 2009.

GUHUR, M. L. P. A Política de inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular: demandas da globalização excludente. In: CARVALHO, E. J. G. de; FAUSTINO, R. C. Educação e Diversidade Cultural. Maringá: Eduem, 2012. p. 223-249.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre; Booman, 2006.

MARFINATI, A. C. Um estudo histórico sobre as práticas psicanalíticas institucionais com crianças autistas no Brasil. Assis, 2012.

MENDES, E. G. Deficiência mental: a construção científica de um conceito e a realidade educacional. 3887 f. (Tese de Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1995.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na Enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-64, out-dez, 2008.

OLIVEIRA, R. Q. et al. A inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino superior. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 22, n. 2, p. 299-314, abr./jun. 2016

PÓSTEL, J.; QUÉTEL, C. Historia de la psiquiatría. In J. Póstel & C.

Quétel,Nacimiento de la psiquiatría infantil (destinos de la idiocia, origen de las psicosis)(p. 507525). Cidade do México, México: Fondo de Cultura Económica. 1988.

RIBEIRO, E. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. In: Evidência, olhares e pesquisas em saberes educacionais. n.4, maio de 2008. Araxá.

ROSSETTO, E.; TURECK, L. T. Z. Refletindo sobre a educação especial. 2005.Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Educacao/eixo1/76ElisabethRossetto.pdf. Acesso em: 25 fev. 2017.

RUFINO, M. B. et al. Estratégias de ensino e recurso pedagógico nas aulas de Educação Física: uma revisão integrativa. Revista Científica Fagoc Multidisciplinar. v. 1, n. 2, 2016.

UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, 1994 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, 1990. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf. Acesso em: 25 fev. 2017.

Published

01/11/2017

How to Cite

NASCIMENTO, W. G. do; VIEIRA, R. B.; SOARES, A. C. S.; DA SILVA, R. M. G.; MIRANDA PINTO, F. R. Between points and rights guarded: the scientific production special educaction in the UVA-Sobral-CE pedagogy course. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1208–1227, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10192. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10192. Acesso em: 18 may. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.