Analysis on the theme of special and inclusive education in the school education program at FCL/CAr

Authors

  • Relma Urel Carbone Carneiro Universidade Estadual Paulista
  • Maria Júlia Canazza Dall'Acqua Universidade Estadual Paulista
  • Patricia Moralis Caramori Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-2167-6766
  • Daniel Bianconi Previato Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11340

Keywords:

Special education, Inclusive education, Scientific production

Abstract

The present study was carried out with the objective to continue an investigation undertaken previously, when a first survey of the production of the Postgraduate Program in School Education of the State University of São Paulo was given with regard to the themes of Special and Inclusive Education. To verify the current tendency to later carry out a parallel between the two investigated periods, the same procedure was then replicated, whose objective was to characterize the scientific production. In the period analyzed, from October / 2008 to March / 2015, 24 relevant productions were located. The analysis was qualitative-quantitative. Results showed that the works totaled 7,57% on the average the production, which can still be considered little. The most investigated theme was School Inclusion and the preferred locus was the school, showing that the interest axis has comprehensive and contextualized characteristics. Aligned with national research, the production has contemplated emerging and relevant themes, signaling towards the teachers, as well as the students who are the target audience of special education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, inclusão escolar e formação de recursos humanos para a Educação Inclusiva. Líder do GEPEEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusiva.

Maria Júlia Canazza Dall'Acqua, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e doutorado em Programa de Pós Graduação Em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora assistente doutora II aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência visual, inclusão e educação de jovens e adultos. 

Patricia Moralis Caramori, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia (2003), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos ligado ao Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP. Pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: formação de professores, experiência de aprendizagem mediada, educação especial, educação inclusiva e estratégias pedagógicas.

Daniel Bianconi Previato, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2012), graduação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, professor e coordenador musical da Escola Católica Querigma. Tem experiência nas áreas de Educação e Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação musical e inclusão escolar. Possui ainda experiência no ensino de Música em salas regulares e em aulas particulares, ensino de Geografia e História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, polivalência no Ensino Fundamental I e direção musical de espetáculos teatrais e musicais. 

References

BUENO, J. G. S. As dissertações sobre a escola: balanço tendencial da produção do PPGEES - 1981/2001. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. de A. (Org.). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EDUFSCar, 2004. p. 21-28.

BUENO, J. G. S. A produção discente do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP) no campo dos processos de escolarização, desigualdades sociais e deficiência (2004/2007). In: JESUS, D. M. et al. (Org.) Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. p.199-209.

BUENO, J. G. S. A produção acadêmica sobre inclusão escolar e educação inclusiva. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M. C. P. I. Temas em educação especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES-PROESP, 2008. p.31-47.

BUENO, J. G. S. A pesquisa brasileira sobre Educação Especial: balanço tendencial das dissertações e teses brasileiras (1987 – 2009). In: BUENO, J. G. S., MUNAKATA, K.; CHIOZZINI, D. F. (Org.). A escola como objeto de estudo – Escola, Desigualdades, Diversidades. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. p.211-244.

DALL’ACQUA, M. J. C. et al. Evasão e inclusão escolar: convergências e dissonâncias na escolaridade de alunos com deficiências matriculados na Educação de Jovens e Adultos. In: MIGUEL, J. C.; CAMARGO, M. R. R. M. de (Orgs.). A educação de pessoas jovens e adultas em capítulos: contextos, desafios e práticas. São Paulo: PROEX; Cultura Acadêmica, 2012. p.171-182.

DALL’ACQUA, M. J. C.; ZANIOLO, L. O. Tendências de pesquisa em educação especial no programa de pós-graduação em educação escolar da FCL/UNESP. Doxa: Revista Paulista de Psicologia e Educação, Araraquara: UNESP/FCLAR – Laboratório Editorial, v.13, p.75-86, 2009.

FERREIRA, J. R.; BUENO, J. G. S. Os 20 anos do GT Educação Especial: gênese, trajetória e consolidação. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, ABPEE, v. 17, p.143-170, 2011.

FREITAS, S. N. Considerações acerca da produção de artigos científicos em educação especial: uma análise da Revista Educação Especial CE/UFSM. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M. C. P. I. Temas em educação especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: CAPES-PROESP, 2008. p.56-72.

GATTI, B.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p.29-38.

LIMA, P. G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. 2001, 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

MANZINI, E. J. et al. Análise de dissertações e teses em educação especial produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP – Marília (1993 – 2004). Revista de Educação Especial, Santa Maria, n. 28, p.341-359, 2006.

MANZINI, J. E. Que tipo de conhecimento as pesquisas de pós-graduação têm fornecido sobre inclusão? In: JESUS, D. M. et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetória de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. p.76-186.

MOREIRA, M. H. B. Educação Especial e Educação: Percepções sobre a formação docente em nível de Pós-Graduação - EaD - no Brasil e em Portugal. 2012, 350 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2012. Disponível em: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/2603.pdf. Acesso em: 14 set. 2015.

MOREIRA, M. H. B.; DALL’ACQUA, M. J. C.; MIRANDA, G. M. L. F. de. Especialização docente em educação especial e EaD: qual a relação estabelecida? In: DALL’ACQUA, M. J. C. (Org.). Tópicos em educação especial e inclusiva: formação, pesquisa, escolarização e famílias. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p.129-156.

NUNES, L. R. O. P.; FERREIRA, J. R.; MENDES, E. G. A produção discente da pós-graduação em educação e psicologia sobre o indivíduo com necessidades educacionais especiais. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. de A. (Orgs.). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EDUFSCar, 2004. p.29-36.

ORLANDO, R. M.; CAIADO, K. R. M. Educação especial na ANPEd: balanço da produção no GT15 (2000-2012). In: DALL’ACQUA, M. J. C. (Org.). Tópicos em educação especial e inclusiva: formação, pesquisa, escolarização e famílias. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p.109-127.

SKRTIC, T. M. A injustiça institucionalizada: construção e uso da deficiência na escola. In: BUENO, J. G. S.; MUNAKATA, K.; CHIOZZINI, D. F. (Org.). A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades e diversidades. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. p. 173-210.

TOMAINO, G. C. Do ensino especializado à educação de jovens e adultos: análise das trajetórias escolares na perspectiva dos alunos, familiares e professores. 2009, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2009. Disponível em: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/1845.pdf. Acesso em: 14 set. 2015.

TREMBLAY, M. A. Prefácio: Reflexões sobre uma trajetória pessoal da diversidade dos objetos de pesquisa. In: POUPART, J. et al. (Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. p. 9-30.

Published

02/05/2018

How to Cite

CARBONE CARNEIRO, R. U.; CANAZZA DALL’ACQUA, M. J.; MORALIS CARAMORI, P.; BIANCONI PREVIATO, D. Analysis on the theme of special and inclusive education in the school education program at FCL/CAr. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 534–553, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11340. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11340. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.