Alfabetização, formação docente e políticas públicas
uma revisão de escopo sobre o conhecimento pertinente em diálogo com a cultura regional e as demandas globais
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20640Palavras-chave:
Ensino fundamental, Alfabetização, Letramento, Conhecimento pertinenteResumo
A alfabetização permanece como desafio central no Brasil, apesar de avanços em políticas públicas. Este estudo mapeou produções recentes sobre alfabetização e formação docente, identificando tendências, aproximações conceituais e lacunas, com foco no conhecimento pertinente que articula cultura regional e emergências globais. Realizou-se revisão de escopo qualitativa, contemplando artigos (2020–2025) nas bases SciELO e CAPES; nove estudos compuseram a análise. Os resultados indicam ênfase na formação docente, no letramento e na articulação entre políticas e práticas escolares, com destaque para PNAIC, PIBID e PRP. Observa-se valorização da cultura local e, ainda que de forma restrita, aproximações a desafios globais, embora raramente referenciadas aos ODS. Verificou-se também baixa integração entre formação docente e letramentos digitais, além de limitada articulação explícita com agendas globais e identidades locais. Conclui-se que fortalecer a alfabetização requer políticas consistentes e formações que integrem saberes regionais e demandas planetárias, fomentando práticas críticas e socialmente significativas.
Downloads
Referências
Alves, E. A., & Bianchi, C. (2021). Pensamento complexo de Edgar Morin e a religação dos saberes. Ponto-e-Vírgula, 29, 80–96. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p80-96
Araujo, E. D. J., Adão, J. M., & Modesto, J. G. (2024). Letramento e Alfabetização: Entendimentos e implicações educacionais. Educação & Realidade, 49, e136007. https://doi.org/10.1590/2175-6236136007vs01
Associação Cultural Cabocla Filhos do Contestado. (2025). Resgatando e espalhando o Contestado com orgulho. https://www.accfcontestado.com
Axer, B., Dias, J. J., & Drummond, R. de C. R. (2024). Alfabetização e cultura: Por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita. Educar em Revista, 40, e93101. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93101
Bragamonte, P. L. A., Cruz, A. P. da, Gonzalez, A. L., & Brasil, N. J. A. V. de A. (2024). Deslocamentos entre a Política Nacional de Alfabetização e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: breves discussões. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, 188–197. https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1144
Bertolini, B. N., Amaral, M. H. D., & Varani, A. (2025). O programa residência pedagógica da CAPES sob o olhar das estudantes: Experiências em contexto remoto. Educação em Revista, 41, e49429. https://doi.org/10.1590/0102-469849429
Brasil. (2014). Lei n° 13.005/2014: Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Ministério da Educação. https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação. https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
Brasil. (2023). Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Ministério da Educação. https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada
Brasil. (2024). Projeto de Lei nº 2.614, de 2024: Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024–2034. Congresso Nacional. https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Projetos/Ato_2023_2026/2024/PL/pl-2614.htm
Brasil. (2013). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Caderno de apresentação (Formação em Linguagem). Ministério da Educação. https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Caderno-de-Apresentacao-1.pdf
Carmo, E. R., & Chaves, E. M. (2001). Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida. Cadernos de Pesquisa, (114), 121–136. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300005
Centre for Science and Technology Studies. (2022). Welcome to VOSviewer. CWTS. https://www.vosviewer.com/
Cock, J. C. A. do N., & Ramos, M. E. N. (2024). Pibid e Pnaic: Arranjos institucionais de implementação com parceria entre universidades e escolas. Educação e Pesquisa, 50. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268142por
Colello, S. M. G. (2012). A escola que (não) ensina a escrever. Summus Editorial.
Faria Rodrigues, T. D. de F., Saramago de Oliveira, G., & Alves dos Santos, J. (2021). As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, 2(1), 154–174. https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49
Feitoza, I. S. A., Souza, A. M. B., & Sousa, C. P. (2022). Análise de estudos recentes sobre a formação de professores alfabetizadores com a leitura e com a contação de histórias. Anuário de Literatura, 27, 01–18. https://doi.org/10.5007/2175-7917.2022.e86175
Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1999). Psicogênese da língua escrita. Artmed.
Girardi, I. C. D., & Rausch, R. B. (2022). Formação de professores alfabetizadores: Revisão sistemática da produção científica realizada no Brasil entre 2014 e 2018. Educação (UFSM), 47(1), e80/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644461330
Leal, T. F. (2025). Diálogos com Magda Soares: contribuições para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação e Pesquisa, 51, e283701. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283701
Marchesoni, L. B., & Shimazaki, E. M. (2021). Alfabetização e letramento: explorando conceitos. Educação: Teoria e Prática, 31(64). https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14368
Mattar, J., & Ramos, D. K. (2021). Metodologia da pesquisa em educação: Abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Edições 70.
Morin, E. (2011). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora.
Petraglia, I. (2013). Pensamento complexo e educação. Livraria da Física.
Rodrigues, A. G. R., & Ciríaco, K. T. (2021). Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadores: Uma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 8(23), 1172–1188. https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4943
Santa Catarina. (2024). Resolução CEE/SC nº 048, de 15 de outubro de 2024: Institui as Diretrizes da Política de Alfabetização do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina. Conselho Estadual de Educação https://www.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/Resolucao-CEE-no-48-de-15-10-2024-Politica-de-Alfabetizacao.pdf
Santa Catarina. (2021). Política de alfabetização para a rede estadual de ensino. Secretaria de Estado da Educação https://www.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/Politica-de-Alfabetizacao-para-a-Rede-Estadual-de-Ensino.pdf
Santos, J. N., & Santos, A. C. (2024). Diálogos [inter]ditados: Formação de professores no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e o currículo [im]posto. Educar em Revista, 40. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93014
Silva, L. A. D. L., & Bonin, J. C. (2023). Educação Sociocultural na região do Contestado: Um estudo de caso a partir dos acampamentos caboclos em Timbó Grande, SC. Geographia Opportuno Tempore, 9(1), e51397. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.51397
Soares, M. (2003). Alfabetização e letramento. Editora Contexto.
Soares, M. (2022). Alfaletrar: toda a criança pode aprender a ler e a escrever. Editora Contexto.
Soares, R. C., & Almeida, V. D. (2021). Alfabetização e os multiletramentos: Uma proposta de formação docente em práticas de letramento digital. Revista da Faculdade de Educação, 34(2), 175–197. https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.175197
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


