Alfabetização, formação docente e políticas públicas

uma revisão de escopo sobre o conhecimento pertinente em diálogo com a cultura regional e as demandas globais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20640

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Alfabetização, Letramento, Conhecimento pertinente

Resumo

A alfabetização permanece como desafio central no Brasil, apesar de avanços em políticas públicas. Este estudo mapeou produções recentes sobre alfabetização e formação docente, identificando tendências, aproximações conceituais e lacunas, com foco no conhecimento pertinente que articula cultura regional e emergências globais. Realizou-se revisão de escopo qualitativa, contemplando artigos (2020–2025) nas bases SciELO e CAPES; nove estudos compuseram a análise. Os resultados indicam ênfase na formação docente, no letramento e na articulação entre políticas e práticas escolares, com destaque para PNAIC, PIBID e PRP. Observa-se valorização da cultura local e, ainda que de forma restrita, aproximações a desafios globais, embora raramente referenciadas aos ODS. Verificou-se também baixa integração entre formação docente e letramentos digitais, além de limitada articulação explícita com agendas globais e identidades locais. Conclui-se que fortalecer a alfabetização requer políticas consistentes e formações que integrem saberes regionais e demandas planetárias, fomentando práticas críticas e socialmente significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Karpinski Casanova, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) – Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPGEB.

Marlene Zwierewicz, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) – Brasil. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPGEB.

Lidiane Fatima Grützmann, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) – Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPGEB.

Leonardo Aparecido de Lima da Silva, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe

Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) – Brasil. Egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPGEB.

Referências

Alves, E. A., & Bianchi, C. (2021). Pensamento complexo de Edgar Morin e a religação dos saberes. Ponto-e-Vírgula, 29, 80–96. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p80-96

Araujo, E. D. J., Adão, J. M., & Modesto, J. G. (2024). Letramento e Alfabetização: Entendimentos e implicações educacionais. Educação & Realidade, 49, e136007. https://doi.org/10.1590/2175-6236136007vs01

Associação Cultural Cabocla Filhos do Contestado. (2025). Resgatando e espalhando o Contestado com orgulho. https://www.accfcontestado.com

Axer, B., Dias, J. J., & Drummond, R. de C. R. (2024). Alfabetização e cultura: Por possibilidades outras de significação dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita. Educar em Revista, 40, e93101. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93101

Bragamonte, P. L. A., Cruz, A. P. da, Gonzalez, A. L., & Brasil, N. J. A. V. de A. (2024). Deslocamentos entre a Política Nacional de Alfabetização e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: breves discussões. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, 188–197. https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1144

Bertolini, B. N., Amaral, M. H. D., & Varani, A. (2025). O programa residência pedagógica da CAPES sob o olhar das estudantes: Experiências em contexto remoto. Educação em Revista, 41, e49429. https://doi.org/10.1590/0102-469849429

Brasil. (2014). Lei n° 13.005/2014: Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Ministério da Educação. https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação. https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Brasil. (2023). Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Ministério da Educação. https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada

Brasil. (2024). Projeto de Lei nº 2.614, de 2024: Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024–2034. Congresso Nacional. https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Projetos/Ato_2023_2026/2024/PL/pl-2614.htm

Brasil. (2013). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Caderno de apresentação (Formação em Linguagem). Ministério da Educação. https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Caderno-de-Apresentacao-1.pdf

Carmo, E. R., & Chaves, E. M. (2001). Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida. Cadernos de Pesquisa, (114), 121–136. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300005

Centre for Science and Technology Studies. (2022). Welcome to VOSviewer. CWTS. https://www.vosviewer.com/

Cock, J. C. A. do N., & Ramos, M. E. N. (2024). Pibid e Pnaic: Arranjos institucionais de implementação com parceria entre universidades e escolas. Educação e Pesquisa, 50. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268142por

Colello, S. M. G. (2012). A escola que (não) ensina a escrever. Summus Editorial.

Faria Rodrigues, T. D. de F., Saramago de Oliveira, G., & Alves dos Santos, J. (2021). As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, 2(1), 154–174. https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49

Feitoza, I. S. A., Souza, A. M. B., & Sousa, C. P. (2022). Análise de estudos recentes sobre a formação de professores alfabetizadores com a leitura e com a contação de histórias. Anuário de Literatura, 27, 01–18. https://doi.org/10.5007/2175-7917.2022.e86175

Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1999). Psicogênese da língua escrita. Artmed.

Girardi, I. C. D., & Rausch, R. B. (2022). Formação de professores alfabetizadores: Revisão sistemática da produção científica realizada no Brasil entre 2014 e 2018. Educação (UFSM), 47(1), e80/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644461330

Leal, T. F. (2025). Diálogos com Magda Soares: contribuições para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Educação e Pesquisa, 51, e283701. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283701

Marchesoni, L. B., & Shimazaki, E. M. (2021). Alfabetização e letramento: explorando conceitos. Educação: Teoria e Prática, 31(64). https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14368

Mattar, J., & Ramos, D. K. (2021). Metodologia da pesquisa em educação: Abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. Edições 70.

Morin, E. (2011). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez Editora.

Petraglia, I. (2013). Pensamento complexo e educação. Livraria da Física.

Rodrigues, A. G. R., & Ciríaco, K. T. (2021). Caracterização de modelos de formação continuada de professores alfabetizadores: Uma apreciação crítica com destaques à Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 8(23), 1172–1188. https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4943

Santa Catarina. (2024). Resolução CEE/SC nº 048, de 15 de outubro de 2024: Institui as Diretrizes da Política de Alfabetização do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina. Conselho Estadual de Educação https://www.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/Resolucao-CEE-no-48-de-15-10-2024-Politica-de-Alfabetizacao.pdf

Santa Catarina. (2021). Política de alfabetização para a rede estadual de ensino. Secretaria de Estado da Educação https://www.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/Politica-de-Alfabetizacao-para-a-Rede-Estadual-de-Ensino.pdf

Santos, J. N., & Santos, A. C. (2024). Diálogos [inter]ditados: Formação de professores no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e o currículo [im]posto. Educar em Revista, 40. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93014

Silva, L. A. D. L., & Bonin, J. C. (2023). Educação Sociocultural na região do Contestado: Um estudo de caso a partir dos acampamentos caboclos em Timbó Grande, SC. Geographia Opportuno Tempore, 9(1), e51397. https://doi.org/10.5433/got.2023.v9.51397

Soares, M. (2003). Alfabetização e letramento. Editora Contexto.

Soares, M. (2022). Alfaletrar: toda a criança pode aprender a ler e a escrever. Editora Contexto.

Soares, R. C., & Almeida, V. D. (2021). Alfabetização e os multiletramentos: Uma proposta de formação docente em práticas de letramento digital. Revista da Faculdade de Educação, 34(2), 175–197. https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.175197

Publicado

24/10/2025

Como Citar

Casanova, A. P. K., Zwierewicz, M., Grützmann, L. F., & Silva, L. A. de L. da. (2025). Alfabetização, formação docente e políticas públicas: uma revisão de escopo sobre o conhecimento pertinente em diálogo com a cultura regional e as demandas globais. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 29(00), e025047. https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20640

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)